Super Lua Azul: fenômeno raro ocorre nesta quarta-feira (30)

Mas, será que os moradores da região vão conseguir observar o fenômeno? Confira a previsão!

Imagem: ‘Superlua de Esturjão’ em Santa Maria Madalena – Foto por Mateus Guinancio

Nesta quarta-feira (30) a Lua ficará completamente cheia às 22h35. Isto significa que 100% do disco lunar estará iluminado pelo Sol. Mas, duas particularidades tornam esta Lua cheia muito especial: ela é uma Blue Moon (Lua Azul) e uma Super Lua.

Segundo a Climatempo, uma coincidência como esta só vai ocorrer novamente em 10 de agosto de 2032. Cientificamente, a Lua cheia desta quarta será apenas uma Lua que estará com 100% do disco lunar iluminado poucas horas depois que ocorrer perigeu lunar.

Perigeu é a menor distância entre o centro da Terra e o centro da Lua. Em 30/8/2023, o perigeu lunar ocorre às 12h54 e a Lua estará distante 357 mil e 181 quilômetros da Terra. Dizemos que uma Lua cheia (ou nova) é uma Super Lua quando a fase da Lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece próxima do horário em que a Lua estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra.

Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. Ainda segundo a Climatempo, a expressão Blue Moon (Lua azul, em português) não tem nenhuma relação com a Astronomia e não representa nenhum fenômeno astronômico. A prática de plantar de acordo com a fase da Lua é muito antiga e ainda habitual atualmente.

O termo Blue Moon provavelmente vem de uma expressão idiomática do inglês “once in a blue moon” que significa algo incomum, que acontece poucas vezes. Algo tão raro “como a Lua ficar azul”. A definição mais usada é de que a Lua cheia é uma Blue Moon quando for a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário.

Mas, será que os moradores da região vão conseguir observar o fenômeno? A notícia não é das melhores. A Climatempo destaca que este fim de agosto está completamente diferente, atípico, cheio de umidade. “Por isso temos tido tanta nebulosidade e pancadas de chuva atípicas pelo Brasil. Está chovendo em locais onde chover em agosto é raro, tanto quanto a lua ficar azul!” – frisa o portal.

Para a noite desta quarta (30) a previsão é de muitas nuvens e risco de chuva na região, ou seja, para ver o fenômeno raro, só com muita sorte!

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress