Soltura de tartarugas promove conscientização ambiental no Farol, em Campos

Nesta temporada, Programa registrou o nascimento de cerca de 11 mil filhotes
Fotos: Rogério Azevedo

Os moradores e visitantes da Praia de Farol de São Thomé estão tendo a oportunidade de assistir a um verdadeiro espetáculo da natureza. Uma parceria do Projeto Tamar, Prefeitura de Campos e o Porto do Açu está promovendo a soltura de filhotes de tartaruga.

A proposta é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. As solturas acontecem em frente ao estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

Durante a soltura, o Porto do Açu apresenta à população o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, realizado desde 2008. Técnicos percorrem 62 km de praia diariamente, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos.

Durante o período reprodutivo, que vai de setembro a março, a equipe localiza, identifica e acompanha os ninhos de tartarugas até o nascimento dos filhotes. Até agora já foram registrados os nascimentos de 11 mil filhotes. Na temporada passada, o número total de filhotes chegou a 87 mil. A próxima soltura acontecerá nesta sexta-feira (26/01), às 17h.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress