Solstício de verão: dia mais longo do ano acontece nesta terça-feira (21)

Enquanto o hemisfério norte receberá menos luz, entrando no período do inverno, no hemisfério sul a intensidade do verão e a luminosidade tornam os dias mais quentes e prolongados

Nesta terça-feira (21) – quando se inicia oficialmente o verão – o dia será o mais longo do ano, devido ao solstício de verão em todo o hemisfério sul. Ao mesmo tempo, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte. Enquanto o hemisfério norte receberá menos luz, entrando no período do inverno, por aqui a intensidade do verão e a luminosidade tornam os dias mais quentes e prolongados. No momento do solstício, diferentemente do equinócio, o Sol estará em seu posicionamento máximo de norte a sul do planeta Terra. Logo, isso produz luminosidades diferentes para os dois hemisférios terrestres.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Com a diferença de incidência de raios solares, o dia fica mais longo do que a noite quando o solstício de verão ocorre ou, a noite permanece maior, na ocorrência do solstício de inverno. Segundo a Climatempo, o que chamamos de início do verão, com dia e hora marcados, para os astrônomos é o solstício de verão. O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 desta terça-feira (21/12) e se estende até às12h33 de 20/3/2022.

VEJA MAIS

VEJA MAIS