Solenidades e desfiles em comemorações aos 194 anos da independência em Cantagalo, Macaé e Itaperuna

solenidade-cantagalo-3
Solenidade em Cantagalo

Solenidade e desfiles marcaram as comemorações pelos 194 anos da independência brasileira nos municípios de Cantagalo, Macaé e Itaperuna. Nas três cidades, as ruas por onde foram realizados os atos, ficaram lotadas.

Para evitar gastos, o município de Cantagalo preferiu fazer uma solenidade ao invés de um desfile. O ato foi realizado em frente ao prédio da Prefeitura, na Praça Miguel de Carvalho, no Centro da cidade. Contando com participação de representações do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres e do Ciep 277 – João Nicolau Filho (Janjão), além de secretários municipais, assessores, professores, servidores e da sociedade em geral, a solenidade foi marcada pelo hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela centenária Sociedade Musical 15 de Novembro.

Em discurso, o prefeito Saulo Gouvêa chamou a atenção para os esforços que têm sido feitos para garantir que a Prefeitura passe pela crise sem causar danos ainda maiores à população. ‟Estamos fazendo gestão, e a substituição do desfile por esta cerimônia faz parte deste trabalho. Temos que ter responsabilidade com o gerenciamento do setor público, pois é assim que podemos dar a nossa contribuição para o município e o país, independentemente de quem venha depois”.

desfile-macae-2
Desfile em Macaé

Em Macaé, o desfile cívico organizado pelo Forte Marechal Hermes lotou a avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. O primeiro ato do evento foi marcado pela solenidade de revista da tropa feita por autoridades civis e militares. Em seguida, a abertura do desfile contou com a presença do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira que desfile-macae-5lutou na Segunda Guerra Mundial, Ademar Azevedo Mancebo, 91 anos que estava embarcado em viatura militar.

De acordo com o Major do Exército, Daniel Tenenbaum da Silva, a novidade este ano no desfile foi a presença de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. “Está é a data maior da nossa pátria e as forças armadas e os demais participantes do evento têm oportunidade para homenagear a nação. O Forte Marechal Hermes, como representante do Exército, está em Macaé desde o seu surgimento e hoje é a chance de honrar a cidade”, disse.

desfile-itaperuna-4
Desfile em Itaperuna

Os alunos da rede municipal de ensino participaram da programação cívico-militar com repertórios e coreografias que emocionaram o público. A programação foi contagiada pela musicalidade e pelotões das corporações Musical do Colégio Municipal Generino Teotonio de Luna (Virgem Santa); do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Paulo Freire (Lagomar).

Também participaram do desfile os representantes da Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha); Grupamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A oportunidade serviu para reunir famílias. O contador Luciano Fonseca, levou a esposa Vanessa e as duas filhas Jessica (10) e Giovana (3) para prestigiar o evento. O evento contou ainda com integrantes e veículos do Grupamento da Defesa Civil e Guarda Municipal com integrantes da Guarda Sênior e Mirim, além da participação do Grupo de Escoteiros.

Já em Itaperuna, o desfile aconteceu na Avenida Cardos Moreira, principal da cidade. Militares da polícia, bombeiros e do Tiro de Guerra participaram das comemorações, assim como estudantes de várias escolas do município.

desfile-itaperuna-t

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress