Sob sol forte, ciclistas do RJ e de estados vizinhos encararam o “Desafio das Montanhas”, em São Fidélis

Trajeto desta edição foi modificado para ficar ainda mais desafiador; Prova foi uma das etapas do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de MTB XCM 2019
Fotos: SF Notícias

Em baixo de um sol forte, com temperatura acima dos 30°C, nem parecia inverno na “Cidade Poema”. Foi nesse clima quente que 180 ciclistas encararam neste domingo (30/06) o “Desafio das Montanhas”, prova válida como uma das etapas do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de MTB XCM 2019. A largada do percurso PRÓ aconteceu às 9h na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro de São Fidélis. Esse foi o percurso mais duro, com aproximadamente 61 km de extensão. Já os atletas inscritos para o percurso SPORT (veja AQUI), de aproximadamente 35 km, largaram por volta das 9h10.

Inscritos de ambos os percursos seguiram pela Rua do Sacramento e posteriormente viraram na Dr. José Francisco, seguindo no sentido beira-rio. Depois, os ciclistas entraram na Rua Thebano Pinheiro dos Santos, que fica próxima à Capela de São João Batista, para chegar à Estrada da Esperança. E foi lá que o desafio realmente começou. Na estrada de terra, com poeira no rosto eles tiveram contato com as primeiras subidas.

Continua após o vídeo

E eles subiram muito. Os ciclistas passaram por Esperança, Esperancinha, Valão do Amparo, Valão de Areia, Morro do Juramento, Valão dos Milagres, Capitão, Tapera e Serra de São Benedito antes de voltarem para a área urbana da cidade pelo bairro da Penha. Algumas dessas localidades ficam na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano, que apesar da beleza exuberante, têm muitos trechos difíceis de enfrentar. Ainda assim, os primeiros colocados terminaram a prova em menos de 3h30min.

De acordo com os organizadores, os 180 participantes são de 35 cidades diferentes, de três estados do Sudeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Eles ressaltam que o trajeto desta edição foi modificado para ficar ainda mais desafiador, com percursos mais duros.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress