Servir e Proteger: PMs salvam idosa que tentou suicídio no Rio Pomba, em Pádua

Após retirarem ela da água, os PMs fizeram massagem cardíaca e conseguiram reanimar a vítima

O número de suicídios não para de crescer no Brasil e até entre policiais militares do Estado do Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, o número de PMs que se suicidaram em 2018 é maior do que aqueles que foram mortos em confrontos.  Mas, neste final de semana, dois policiais de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense deram a uma idosa uma nova chance de viver; o sargento Rodrigues e o cabo R. Ribeiro não pensaram duas vezes e imediatamente entraram em um barco e foram salvar uma vida. A mulher, de 63 anos, já estava desacordada e boiando na água. (continua após a foto)

Idosa foi levada pelos PMs para o hospital da cidade

Era domingo de tarde quando os militares faziam um patrulhamento pela Avenida João Jasbick, na Beira Rio, próximo da ponte de ferro, e foram acionados por moradores informando que uma senhora havia pulado no Rio Pomba, tentando suicídio. Os militares, com auxílio de um popular, entraram em um barco de madeira que estava amarrado em uma árvore às margens do rio e foram até onde a idosa estava boiando. Após retirarem ela da água, os PMs fizeram massagem cardíaca e conseguiram reanimar a vítima. Após retomar a consciência, ela foi levada pela guarnição até o Hospital Hélio Montezano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com ajuda psicológica, o que evidência a necessidade do diálogo sobre o tema. “Precisamos desmitificar os “mitos” sobre o suicídio, de que “quem ameaça não faz”, de que não devemos falar sobre o assunto” – afirma a psicóloga Giulia Florêncio. Segundo ela, quem pensa em se matar dá sinais, como isolamento, abuso de substâncias, frases de quem não vê mais sentido na vida. (continua após a publicidade)

Segundo uma pesquisa feita no Brasil pela Hibou, cerca de 72,69% dos brasileiros conhecem alguém que já tentou ou que cometeu suicídio. Dos entrevistados que responderam conhecerem alguém que tentou cometer suicídio, 70% afirmaram que a pessoa não sobreviveu. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. Em setembro, ações voltadas para o combate ao suicídio, através da campanha “setembro amarelo”, aconteceram em várias cidades da região. Para combater suicídios entre policiais militares, foi instituído no estado o Programa de Combate ao Suicídio e Sofrimento Psíquico de Agentes de Segurança. O projeto engloba policiais civis e militares, bombeiros, inspetores prisionais e agentes do Departamento de Ações Socieducativas (Degase).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress