Será que vem chuva? Revoada de cupins chama a atenção em São Fidélis

Algumas pessoas relacionam o aparecimento dos insetos à chegada da chuva. De fato, com o avanço de uma frente fria região deve ter chuva nos próximos dias

No início da noite desta quinta-feira (26/08) alguns moradores de São Fidélis, no Norte Fluminense, tiveram as casas invadidas por cupins alados, atraídos pelas lâmpadas. Em alguns pontos da cidade, a grande quantidade de cupins em volta das lâmpadas chama a atenção. Para algumas pessoas, as revoadas de cupins alados são prenúncio de chuva, e de fato, o avanço de uma frente fria promete trazer chuva ao estado do Rio nos próximos dias. Fato parecido ocorreu em cidades da região em agosto de 2020. Na ocasião, o biólogo Francis Leandro, presidente da ONG SOS Vida Silvestre, informou ao SF Notícias que são vários os fatores que levam ao aparecimento desses insetos, mas, de fato, a aproximação da chuva está relacionada. “Um dos motivos que podem fazer com que eles apareçam é a aproximação da primavera, e também por conta do aquecimento” – explica.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A revoada está associada à chegada da chuva porque alguns desses insetos constroem ninhos no solo, que no momento está seco devido à estiagem, e os cupins têm dificuldade para penetrá-lo. Ao sentir que a chuva se aproxima, eles saem de seus habitats para a fundação de novas colônias, pois o solo estará úmido. “É importante falar sobre essa situação para alertar as pessoas por conta deles poderem adentrar as residências e acabar se instalando nos móveis” – destaca o biólogo. Por outro lado, eles são inofensivos aos humanos, sendo predados por tatus e tamanduás.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress