Sensor de descargas elétricas em Cantagalo, o único do interior, recebe manutenção

Técnicos do ELAT-INPE estiveram na cidade para realizar a manutenção e disponibilizar um aplicativo de previsão do tempo
Fotos: Divulgação Secom

Falta menos de dois meses para o verão, estação que tem a maior incidência de raios na região. No interior do estado do Rio, o município de Cantagalo é o único que possui um sensor de descargas elétricas – outro equipamento do tipo só é encontra na capital. O sensor tem uma abrangência aproximada de 480 km, captando em tempo real a formação de  tempestades com descargas elétricas.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Defesa Civil da cidade recebeu a visita dos técnicos do ELAT-INPE (Grupo de Eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A visita foi chefiada pelo Doutor em Ciência do Sistema Terrestre, tecnologista Sênior e Engenheiro Dr. Flávio de Carvalho Magina, e teve como objetivo realizar a manutenção no sensor.

Além da manutenção, também foi disponibilizado um aplicativo para acompanhamento em tempo real, onde o usuário além de obter informações sobre as descargas elétricas, ainda pode acompanhar as previsões do tempo, velocidade e direção dos ventos e a qualidade do ar. O aplicativo não atende somente os moradores de Cantagalo, mas toda a população do Estado. O aplicativo WeatherBug pode ser baixado na Apple Store (IOS) ou na Play Store (Android), disponível também para PC (https://www.weatherbug.com).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress