Sem policiamento, moradores de São João do Paraíso, em Cambuci, sofrem com a violência

Enquanto a população fica a mercê dos criminosos, ex-vereador tem três policiais a sua disposição
Fotos: SF Notícias

Nem precisou de manifestação dos familiares de policias em São João do Paraíso, distrito de Cambuci, para que a população ficasse sem policiamento. Há pelos menos sete meses não existem policias patrulhando as ruas da localidade. Segundo os moradores que entraram em contato com nossa redação, a insegurança no local é constante.

“É muita droga e furto. quase todo o dia tem uma casa arrombada. A gente vê coisa que nunca imaginávamos que iriamos ver aqui. Até o banco aqui já tentaram assalta e a gente aqui sem poder fazer nada”, disse uma moradora que não quis se identificar. A moradora se referiu a tentativa de assalto ocorrida no dia 29 de novembro do ano passado, quando pelo menos oito homens armados tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil. O vigia percebeu a ação dos criminosos e acionou a PM. Os bandidos arrombaram a porta que separa os caixas eletrônicos da parte de atendimento da agência bancária que não possui alarme e levaram a arma do vigia. 

Policias da sede do município que fica a 34 quilômetros da localidade, são deslocados quando alguma ocorrência precisa ser feita, deixando a cidade sem policiamento por até quatro horas, dependendo da gravidade da do fato. 

A situação se agrava quando os cidadãos denunciam que pelo menos três policiais estão à disposição de um ex-vereador do município fazendo a sua segurança particular e de sua fazenda em Cruzeiro. David Ramiro Ney, ou Davizinho como é conhecido, que  concorreu as últimas eleições e perdeu, seria testemunha de um processo e por isso pediu escolta policial.

“Como assim? Ele tem três policias só pra ele e a nossa gente não tem nada? Ficamos sem segurança e ele não! E se todas as testemunhas de alguma coisa tivessem direito a três policiais? Como seria?”, disse outro morador.

Cambuci tem apenas uma viatura para todo o município

Para tentar solucionar o problema, comerciantes e moradores do distrito se uniram e reformaram a viatura que era usada para patrulhar São João do Paraíso. Com apoio da prefeitura, eles juntaram R$ 6 mil, sendo R$ 4 mil, apenas de dinheiro da população. A viatura reformada está parada no pátio do 36º BPM, em Pádua. A unidade alega falta de efetivo. 

Em nota enviada para a redação do SF Notícias, o comando do 36ºBPM informou que o distrito de São João do Paraíso conta com equipe policial e rondas em viaturas realizando o patrulhamento na região. O policiamento é planejado e o efetivo distribuído a partir da análise da mancha criminal da área, sendo readequado quando se observa necessidade de alterações. 

Ainda de acordo com a nota, dados estatísticos divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), nos últimos três meses do ano de 2016, não houve registro de ocorrências de roubo a estabelecimento comercial ou a transeuntes na área de policiamento que abrange Cambuci.

Quanto aos policiais cedidos ao vereador, o comandante disse que a situação trata-se de determinação judicial e o comando do batalhão já fez pedido à Justiça requerendo o retorno deles.

Baixe agora o Aplicativo do SF Notícias em seu celular, é grátis! https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress