Segunda dose da vacina contra HPV começa hoje

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla

Todas as meninas da faixa etária de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira dose da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), devem receber a segunda dose a partir de hoje (1). Para aquelas que ainda não tomaram a primeira dose, ainda podem procurar os postos de saúde para receber a vacinação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano.  A quantidade de vacinadas em São Fidélis, no mês maio desse ano, foi calculado em 74,2%, pela Vigilância Sanitária.

As vacinas serão disponibilizadas nos postos e nas escolas da cidade, e levadas também para as zonas ruais. Essa campanha nas escolas é uma estratégia que está sendo utilizada para conseguir uma melhor divulgação sobre o HPV, por ser o local onde encontram um maior número de crianças e adolescentes que são o público alvo da campanha.Vacinação  /foto: Manuela Escalla

A principal consequência do vírus na mulher, são algumas verrugas que aparecem. Também acaba corroendo a parte íntima no estágio mais avançado. Essa doença leva 10 anos para se manifestar.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos seis e 11 respondem por 90% das verrugas ano genitais.

Informações: Agência Brasil /Redação São Fidélis Notícias.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress