Secretários de Pádua e representantes de órgãos ambientais participam de vistoria na UHE Barra do Braúna

Parte estrutural e a qualidade da água foram vistoriadas; Eles também trataram sobre a segurança da barragem e o Plano de Atendimento de Emergência
Fotos: Defesa Civil

Uma comitiva composta pelos secretários de Defesa Civil e de Meio Ambiente, acompanhados de seus respectivos subsecretários, representantes do INEA, e do Serviços Autônomos de Águas e Esgotos (SAAE), além do Subcomandante da Guarda Municipal e Coordenador do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal saiu de Pádua nesta terça (29) com destino a Recreio/MG, onde foi realizada uma vistoria técnica na UHE Barra do Braúna.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Otony Francisco (Zuza), foi vistoriada a parte estrutural e também a qualidade da água. Eles também trataram sobre a segurança da barragem e do Plano de Atendimento de Emergência. 

A comitiva conheceu toda a estrutura técnica da represa e os projetos desenvolvidos, entre eles o COOPE TEC – UFRJ, responsável pelo controle de macrófitas – plantas aquáticas – e os trabalhos da Associação de Pescadores de Itaperuçú na transposição para o reservatório de peixes nativos em rota de migração e cadastro dos peixes neste período do defeso.

Também foi alinhado com a empresa o apoio para a elaboração do Plano de Atendimento de Emergência do município de Santo Antônio de Pádua, tal como futuros projetos na área sócio/ambiental para o Rio Pomba. Em meio a tragédia de Brumadinho, a Prefeitura esclareceu que a UHE Barra do Braúna é uma represa para geração de energia, e não barragem de rejeitos.

“Informamos a população que até o momento não existe nenhum problema que venha afetar a estrutura da represa. Estamos acompanhando e em pleno contato com as autoridades competentes e os responsáveis pelo empreendimento”, disse o secretário.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress