Secretaria de Turismo de Trajano de Moraes aposta em projetos para o período pós-pandemia

Uma das ações foi o planejamento de identificação dos pontos turísticos. Nos locais placas foram instaladas de forma a ajudar o turista nos pontos de acesso
Fotos: Divulgação

Em decorrência do aumento de casos positivos de Covid-19 em todo país, o que refletiu, e tem gerado impactos negativos no turismo do Estado do Rio de Janeiro, e consequentemente em Trajano de Moraes, a Prefeitura do município precisou ativar novamente as Barreiras Sanitárias. Preocupado com o período de Pós-Pandemia, o prefeito Rodrigo Viana e o vice, Matias Mendes, solicitaram a pastas específicas no governo, projetos visando à qualidade e prestação de serviços, de forma planejada e organizada para o retorno daquele que atrai por ano, várias pessoas para a cidade: o turismo. Pensando nesse retorno pós-pandemia, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – entre outras, uniram forças e começaram a colocar ações em prática.

Uma das ações foi o planejamento de identificação dos pontos turísticos. Nos locais placas foram instaladas de forma a ajudar o turista nos pontos de acesso. As outras se referem ao mapeamento dos atrativos, marcando a distância entre cada ponto trajeto – Trajano X Leitão da Cunha X Túnel X Cafofo X Sodrelândia e trevo Sodrelândia X Barragem X Mirante Pedra do Recreio. “O município de Trajano de Moraes já está se preparando para retomar as atividades turísticas para quando o país voltar à normalidade, após a pandemia do coronavírus. Este trabalho vem sendo incentivado pelo prefeito Rodrigo Viana e pelo vice Matias Mendes. sabemos que o momento é de ficar em casa e manter o isolamento social, mas acredito que o investimento no turismo agora de forma silenciosa, porém organizada seja uma saída positiva com o fim da pandemia”, avaliou o secretário da pasta de Turismo, Weber José Gomes.

Com o isolamento, o turismo local, que também é uma das fontes de renda, sofreu forte impacto. “Por esse motivo, a gestão pública vem realizando reuniões dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, a fim de buscar alternativas para minimizar as consequências causadas pela pandemia da Covid-19, no setor de turismo. Com o crescimento do número de pessoas infectadas pelo coronavírus, as medidas de prevenção que incluem o isolamento e a quarentena ficaram mais rígidas para conter a propagação do vírus no município”, explicou ele. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem colaborado de forma eficaz nesta parceria. “Estamos mapeando os pontos turísticos e contabilizando os tipos de práticas que o município dispõe atualmente de forma que na Pós-Pandemia, possamos pôr em evidência todas essas metas planejadas pela gestão. É um trabalho minucioso e que requer tempo. Avalio até que esse é um trabalho com muitos detalhes. Trajano de Moraes é um município que atende a várias modalidades esportivas”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Guilherme Lage.

Outra secretaria que tem complementado esse trabalho é a do Meio Ambiente. É através dela que o trabalho ganha dinâmica. “O trabalho de campo é apresentado à Secretaria do Meio Ambiente e vamos todos juntos até os locais. Desta forma relatamos as áreas que são públicas, particulares e as de proteção ambiental. Trajano de Moraes tem lugares incríveis para ser explorado turisticamente e com o exercício e prática de esportes que vão dos radicais às trilhas. Tenho certeza que no final dessa Pandemia nossa cidade estará preparada para receber os turistas”, destacou o subsecretário municipal do Meio Ambiente, Willian Castelani.

VEJA MAIS

VEJA MAIS