Secretaria de Saúde inicia testagem em massa para Covid-19 em São Fidélis

A testagem por meio da técnica de PCR está sendo realizada na Vigilância em Saúde e na Clínica da Família; confira dias e horários
Fotos: Divulgação/ Vigilância em Saúde

O setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis, no Norte Fluminense, iniciou nesta segunda-feira (14/12) a testagem em massa da população, com o objetivo de controlar e identificar os casos de Covid-19 e sua proliferação, através da técnica de PCR (SWAB/Cotonete). As testagens serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h, por meio de demanda espontânea, ou seja, qualquer morador poderá fazer o procedimento, mesmo sem apresentar sintomas da doença. Crianças também podem realizar o exame. Os moradores que quiserem realizar o exame devem se dirigir ao setor de Vigilância em Saúde, próximo ao SUS, no Centro, ou a Clínica da Família, nos dias e horários citados.

Para organizar melhor o procedimento de coleta das amostras, as testagens acontecerão mediante distribuição de senha, sendo por ordem de chegada. Serão realizados 40 exames por dia, sendo 20 na Vigilância e 20 na Clínica da Família. É obrigatório levar o CPF e o Cartão Nacional do SUS. A testagem rápida continuará sendo realizada com o protocolo que já vem sendo adotado. As amostras serão encaminhadas ao laboratório de referência estadual, Lacen-RJ, portanto, não é possível precisar um prazo para disponibilização do resultado. Até ontem o município contabilizava 1.337 casos confirmados da doença, sendo 1.280 recuperados e 09 casos ativos; 48 pessoas diagnosticadas com a doença morreram.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress