Secretaria de Estado de Saúde está em alerta contra o sarampo

Recomendação é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais
Fotos: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde está em alerta contra o sarampo em virtude de um surto no estado de São Paulo, devido à proximidade com o Rio de Janeiro, que pode ser um potencial corredor da doença. A ação, que é preventiva e recomendada pelo Ministério da Saúde, tem por finalidade reforçar a necessidade da prevenção com a vacina, disponível nos postos municipais.

A recomendação, segundo a SES, é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais. Este ano, o Rio de Janeiro registrou 13 casos da enfermidade. Em 2018, o Rio alcançou 95% de cobertura vacinal para o público-alvo e foram notificado 20 casos de sarampo.

“São Paulo está registrando a ocorrência da doença e os estado têm grande circulação de pessoas, por isso a importância da prevenção. A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e os adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para aqueles que têm dúvida se receberam ou não o dose, a indicação é pela imunização” – explica Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Estado Saúde.

Outra medida a ser realizada pela secretaria é a distribuição de panfletos informativos em rodovias, terminais ferroviários, metrô, BRTs e aeroportos do Rio. O material reforçará a importância de se vacinar e os sintomas. “Caso tenha viajado ou teve contato com pessoas com sintomas da doença, procure uma unidade de saúde mais próxima”, reforça Chieppe. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress