Secretaria de Estado de Cultura selecionará artistas para playlists dos 92 municípios do RJ

A prioridade será de artistas que tenham conexão com o território (sejam naturais da cidade ou radicados há pelo menos um ano no município)

O melhor da produção musical contemporânea de todos os 92 municípios fluminenses, levando a música do Estado do Rio para todo o Brasil e o mundo. É esse o objetivo do Música.RJ, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ) em parceria com a Deezer, plataforma global de streaming de áudio.

O projeto selecionará músicas de artistas de todos os municípios do Estado que entrarão numa série de playlists lançadas na Deezer no perfil Música.RJ, nome do programa de ações no campo da música promovidas pela SEC-RJ. O prazo para inscrição dos artistas termina dia 25 de julho (processo de seleção e cronograma mais abaixo).

O mapeamento tem como objetivo apresentar um panorama da música autoral contemporânea em todas as 10 regiões do Estado do Rio. Cada playlist terá cerca de 20 a 25 músicas, até duas de cada um dos 1.840 artistas selecionados, totalizando cerca de 3.680 músicas produzidas no RJ.

A curadoria final das playlists do Música.RJ será realizada por representantes do Estrombo, programa de música do Sebrae, do Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), além de gestores da Secretaria de Estado de Cultura e integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). A curadoria inclui representantes das 10 regiões do Estado.

O panorama encontrado será provavelmente bem diferente da realidade atual. Entre os 10 mais tocados na plataforma Deezer em 2018 estão Wesley Safadão, Anitta, Mc Kevinho, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Henrique e Juliano, Jorge & Mateus, Mc Zaac, Simone & Simaria e Alok. De todos esses artistas, apenas Anitta é do Estado do Rio de Janeiro.

A prioridade será de artistas que tenham conexão com o território (sejam naturais da cidade ou radicados há pelo menos um ano no município). O projeto incluirá também as prefeituras, para que seja criada a “Playlist Oficial” de cada cidade.

Os artistas podem enviar músicas para participar da seleção final. Ao mesmo tempo os curadores regionais também estão organizando outras listas, considerando sempre critérios com ligação com o território, diversidade de gêneros musicais e priorizando novos artistas ou aqueles que não ganharam a grande mídia. Todas as músicas concorrentes devem estar na Deezer para participar da seleção. Para saber como disponibilizar, acesse esse link.

Formulário para inscrição: http://goo.gl/forms/mxcwd7bTjHkAib0J3 
Dúvidas: [email protected]

Cronograma

  • 25 de Julho – Data final de recebimento de material para compor as primeiras playlists.

  • 11 de Agosto – Prazo final para os artistas regularizarem a situação de direitos autorais (documentações e distribuidora) e subir músicas para a plataforma

  • 17 de agosto – Resultado da curadoria por municípios / lançamento das playlists por município

  • 30 de Agosto – Lançamento da playlists dos melhores por região / top 3 por região / os mais ouvidos

  • 13 de Setembro – Lançamento da playlists dos mais ouvidos por gênero musical a partir da plataforma Música.RJ

  • 09, 10 e 11 de Novembro – Festival Outdoor: serão convidados os artistas mais ouvidos destas playlists para apresentações no Centro do Rio de Janeiro, em horários diurnos, em espaços da Secretaria de Estado de Cultura

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress