Secretaria de Cultura promove evento em celebração ao Dia da Consciência Negra em São Fidélis

Nas redes sociais, a secretaria convidou a população para o evento em celebração a esta importante data

Neste sábado (20/11) é celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado, e em alusão à data a Secretaria de Cultura e Turismo de São Fidélis, no Norte Fluminense, realizará um evento a partir das 17h deste sábado na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro do município. Nas redes sociais, a secretaria convidou a população para o evento em celebração a esta importante data.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Após árdua luta do movimento negro e a aprovação pelo Senado em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar a partir da sanção da Lei 10.639, de 2003, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Oito anos depois, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Como surgiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Em 1971, um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, como referência de celebração do povo negro. No lugar, sugeriam o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais. A semente plantada ali é um dos marcos da constituição dos movimentos negros e está na raiz do Dia da Consciência Negra. Segundo a Agência Senado, cinco estados e mais de mil municípios brasileiros incluíram a data em seus calendários.

VEJA MAIS

VEJA MAIS