São Sebastião do Alto comemora hoje 126 anos de emancipação

Shows de Anitta e João Bosco e Vinicius fazem parte das comemorações
Fotos: Reprodução ASCOM

São Sebastião do Alto está comemorando hoje, 17 de Abril,  126 anos de emancipação política, a Mesopotâmia Fluminense como é conhecida, possui uma população de nove mil habitantes aproximadamente. Com sua sede  localizada próxima a Serra do Deus Me Livre,  tem um clima agradável e aconchegante.

Segundo historiadores, desbravadores foram motivados a chegarem na localidade, motivados pela febre do ouro, que na metade do século XVIII, arrastou bandos de aventureiros para as margens dos córregos auríferos e afluentes dos rios Macuco, Negro e Grande, dirigidos pelo legendário bandoleiro Manoel Henrique, conhecido pela alcunha de Mão de Luva. Seus primeiros habitantes foram formados por tribos de Coroados e Goitacás dominados pelos desbravadores por seu número e valentia.

Desiludidos por não haver encontrado ouro, muitos dos garimpeiros foram embora, outros aqui permaneceram, se firmaram, e como colonizadores se ramificaram, divididos em Italianos, Portugueses, Caboclos e Negros.  Desenvolveram a agricultura do café e criaram o arraial de São Sebastião do Alto, elevado a Curato sobre o Decreto Provincial Nº 600 de 20/09/1852, com Freguesia em Santa Rita no Município de Cantagalo.

Em 1855 foi elevado à Freguesia, obedecendo desta ao Município de Santa Maria Madalena e mais tarde a comunidade de São Francisco de Paula. Em 17 de abril de 1891, foi elevado à cidade.

O Município de São Sebastião do Alto conta atualmente com quatro distritos, sendo o Primeiro, a  Sede São Sebastião do Alto, o segundo Valão do Barro, o terceiro Ipituna e o quarto Ibipeba.

São Sebastião do Alto se destaca como uns dos maiores produtores de leite da região. Suas plantações de cana de açúcar, cereais e legumes enriquecem sua agricultura.

Comemorações

A festa acontece entre os dias 21 e 23 de abril. Anitta é se apresenta na sexta-feira (21), no primeiro dia da festa. Antes da cantara se apresenta a banda Kokadah, e após Anitta, tem show com Cacalo e Banda. No sábado é a vez da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. Antes, tem show com Sandro Mello e Banda. No show do sereno é a vez de Fernando Ferreira.

Veja programação completa

No domingo as festividades começam logo pela manhã com o XXXIV Motocross (Final da Copa Dois Estados de Motocross 2016). O grupo Toque Serrano e o cantor Glauco Zulo encerram a festa. A entrada é um quilo de alimento não perecível para os shows de sexta e sábado. No domingo a entrada é gratuita.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress