Moradores do pequeno município de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, estão assustados com mais um tremor de terra. O abalo aconteceu na manhã de sábado (28/04). Muitos deles relataram nas redes sociais terem ouvido um estrondo.
Após o forte estrondo, moradores sentiram a terra e objetos tremerem. “Parece que bateu alguma coisa com força nas paredes ou na laje da casa”, disse uma moradora nas redes sociais.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o abalo sísmico de magnitude 1.8 foi detectado às 7h02 pela estação (foto no final) sismográfica localizada na região do Parque Estadual do Desengano, em Campos, que é operada pelo Observatório Nacional. A imagem abaixo, divulgada no perfil da RSB mostra as ondas sísmicas que foram registradas pela estação de Campos neste sábado.
Ainda de acordo com a Rede Sismográfica, devido a baixa densidade das estações sismográficas, infelizmente, não é possível mensurar a profundidade do abalo. A Defesa Civil de São José de Ubá informou que não houve danos em locais públicos ou privados.
Moradores do município relataram um novo estrondo e um leve tremor no sábado à noite, mas a informação não foi confirmada pela Rede Sismográfica. “Isso está muito estranho”, disse uma moradora.
Esse foi o segundo tremor registrado neste mês em São José de Ubá. O primeiro foi no dia 11 de abril, de 1.1 de magnitu