São João da Barra, no Norte Fluminense, poderá ter novamente uma mulher na presidência da Câmara Municipal. Com a aproximação da escolha da nova composição da mesa diretora, o cenário político já aponta para um marco importante. Soninha Pereira, vereadora em seu quarto mandato consecutivo, reúne apoio expressivo e é favorita para assumir a presidência do Poder Legislativo.
Com oito votos já declarados entre os 13 vereadores, sua eleição parece uma questão de formalidade. Soninha será a segunda mulher a presidir a Câmara de São João da Barra, reafirmando a força da representatividade feminina no município, que terá por mais quatro anos uma mulher como prefeita.
Além do próprio voto, declaram apoio a Sônia os vereadores Julinho Peixoto (União), Caio César (PV), Léo de Lolô (SD), Rodrigo Machado (União), Eziel Pedro (SD), Elísio Motos (SD) e o único vereador da oposição, Analiel Vianna (PL). O vereador Julinho Peixoto foi escolhido para ser o vice-presidente de Sônia.
continua após a imagem
Soninha é a primeira mulher a alcançar quatro mandatos consecutivos como vereadora. Reconhecida pelo diálogo e pela articulação, ela construiu uma trajetória com forte atuação em causas sociais e compromisso com a população.
“Para mim, é uma alegria muito grande receber um apoio tão expressivo dos meus amigos vereadores. Vamos encarar essa eleição com muita humildade e pé no chão. Apresentamos o nosso projeto para a presidência, e ele tem sido muito bem aceito. Agradeço aos meus colegas pelo apoio. Já conversamos com oito dos 13 vereadores e continuamos abertos ao diálogo com os demais, que quiserem conhecer melhor nossas propostas para a gestão. Pretendo, caso eleita, realizar uma gestão participativa, pautada no diálogo e na parceria, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município. Se for da vontade de Deus e dos meus colegas vereadores, exercerei essa função com muito orgulho, dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, com diálogo”, disse Soninha Pereira ao SF Notícias.