São Fidélis terá vacinação contra o sarampo amanhã em praça pública

Estado do Rio confirmou dois casos da doença nesta segunda (09)
Fotos: SF Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de São Fidélis em parceria com a Vigilância em Saúde, através do Programa de Imunização estará realizando neste sábado (14/07), das 9h às 16h, na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro, a vacinação contra o sarampo.

A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Neste sábado serão vacinadas pessoas dos 12 meses até 49 anos que não tenham sido imunizadas. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune) não podem se vacinar.

Casos no Estado do RJ

Nesta segunda (09) a Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu a confirmação de dois casos de sarampo no estado do Rio. As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. No dia 3 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estudam as pacientes que tiveram os casos confirmados e em parceria com a SES tomou uma série de medidas de prevenção e análise dos casos. 

A doença

O sarampo é uma doença causada por um vírus, altamente contagiosa cuja única forma efetiva de prevenção é a vacina. Segundo a Fiocruz, os sintomas começam com febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento no nariz. A doença pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. Nos casos gravíssimos, o sarampo provoca lesão cerebral e morte.

Manchas vermelhas na pele são uma característica conhecida da doença. Elas aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress