A formação de um canal de umidade provocará mais chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas, em áreas do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia até a noite desta sexta o acumulado pode ultrapassar 125 milímetros. Em São Fidélis, o acumulado já chega a 101 mm, e o município pode ter mais chuva forte nesta sexta.
Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias
Ainda segundo o Inmet, a tendência é que o canal de umidade, associado a outros fatores, dê origem a mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuando, pelo menos, até a próxima segunda-feira (28). A ZCAS é uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Atua nos meses de primavera e verão no Hemisfério Sul, sendo um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica deste período.
A ZCAS está associada com uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes, que, por vezes, provocam grandes impactos como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas. O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden-Rj, também publicou um alerta devido à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em todo o estado do Rio.