São Fidélis no Império

dfadfasdfasOla pessoal, tudo bem?

Essa semana li uma matéria que me deixou pensando um pouco sobre algumas coisas, o Jornal online Terceira Via levantou uma discussão onde os fidelenses, ou seja nós, estávamos “revoltados” com a novela Império devido aos constantes comentários negativos dos personagens fidelenses em relação a cidade… Ok! Pensei bastante sobre o que escrever e cheguei a algumas conclusões, vamos lá!!

Eu sempre tive orgulho da minha cidade, sempre falei bem de São Fidélis em todos os lugares que fui, o começo da minha vida profissional foi em São Fidélis, sempre recebi o apoio da cidade em todos os meus projetos e não tenho o que reclamar da cidade. Porém, é hipocrisia a gente não reconhecer os nossos defeitos. Assim, como em todas as cidades do mundo, São Fidélis tem seus problemas e admitir isso é o primeiro passo para não se ofender e rebater com humor e leveza as possíveis críticas que virão no decorrer disso.

Estamos vivendo uma época muito difícil, onde o politicamente correto impera de um jeito que julgo a dizer que possivelmente daqui a um tempo não poderemos mais fazer humor nesse país. Todo mundo se ofende o tempo todo, tudo que for dito, escrito ou externalizado tem que ser muito bem visto e avaliado para ninguém sair ofendido, afinal de contas, as pessoas estão armadas o tempo todo e esperando um motivo para se vitimizarem pelo mundo. Isso realmente é uma pena!

Não tenho assistido a novela Império, o pouco que vi, gostei bastante. Acho a novela muito bem escrita, os personagens muito ricos, a trama bem amarrada, a direção impecável e um elenco primoroso. Pelo que percebi os personagens oriundos de São Fidélis tem caráter duvidoso, são pessoas de mentalidade pequena e que querem subir na vida a qualquer custo, certo?! O problema não está na cidade e sim nos personagens, o autor poderia ter escolhido qualquer outro nome de lugar, não existe nenhum referência direta a conduta dos moradores da cidade, não existe nenhum ataque a nossa “cultura”, não existe nada que denigra a imagem da cidade. Os personagens são ruins, são pessoas de mau caráter, pessoas invejosas, mesquinhas, ignorantes… Como existe em todos os lugares, inclusive na nossa amada terrinha. Ou estou mentindo?

Respeito muito o ponto de vista de todo mundo, e lamento muito quem se ofendeu, acho que não podemos levar a vida tão a sério assim, as pessoas valorizam demais coisas que ao meu ver, não fazem a menor diferença em nada. Pelo amor de Deus, é só uma novela, é só um núcleo de personagens cômicos, apenas isso. Já imaginou se todas as pessoas que moram na baixada do Rio fossem se ofender com as piadas, sátiras e brincadeiras que fazem os personagens oriundos de lá? Já pensou se todo baiano, cearense, gaúcho fosse se ofender com seus estereótipos apresentados na TV? Não se criaria nada nesse país, apenas o óbvio.

São Fidélis é sim uma cidade linda, feita de gente muito boa, criativa, trabalhadora e INTELIGENTE. A maioria consegue entender que estamos falando de uma dramaturgia, uma brincadeira, uma obra de ficção e vai acabar rindo do texto e se divertindo com a trama. O humor nada mais é que reconhecer os próprios problemas e rir deles. Vamos nos preocupar de verdade com quem a gente vai eleger nas urnas, isso sim é um grande problema e que deve ser realmente levado a sério.

2014-749736094-tvg_20140729-es-imperio19_t_2.jpg_20140908

Fecho a minha coluna aqui convidando o autor Agnaldo Silva para conhecer a nossa cidade e quem sabe em uma próxima trama abordar outros tipos de personagens, acredito que a cidade tem tipos muito específicos que iriam realmente dar o que falar em qualquer obra literária! Sem ofensas, por favor!

Também aproveito esse espaço aqui para dar os parabéns ao meu querido amigo Ronaldo Barcelos e todos os fidelenses envolvidos na “Semana Cultural Cidade Poema 2014”, queria muito ter participado, mas por motivos profissionais não pude estar presente. Acompanhei tudo pela internet e vi como a cidade ficou bonita, rica e a população participou em peso. Que lindo ver a minha cidade viva!!! Tenho cada dia mais orgulho de dizer de onde eu vim.

E de resto, vamos rir pessoal, e deixar a vida mais leve, ok?! Boa semana a todos!!!

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress