São Fidélis investiga casos suspeitos de varíola dos macacos

A Vigilância em Saúde aguarda a chegada de resultados dos exames feitos em materiais coletados

A Vigilância em Saúde de São Fidélis, no Norte Fluminense, registrou nos últimos dias, cinco casos suspeitos do vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. Ao SF Notícias, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Hítalla Valentim, informou que todos os cinco moradores que procuraram o Hospital Armando Vidal passaram por consulta, receberam orientações médicas, medicamentos e orientações quanto ao isolamento.

Ainda segundo ela, eles não teriam tido contato com pessoas infectadas, mas houve aparecimento de lesões. No Estado do Rio de Janeiro já são 253 casos confirmados, sendo 215 só na cidade do Rio e cidades da Região Metropolitana. Em nossa região, dois casos já foram confirmados em Campos.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Todos os cinco moradores tiveram o swab coletado (a coleta é feita nas lesões) e as amostras foram encaminhadas ao Lacen-RJ, laboratório de referência da Secretaria Estadual de Saúde. Nenhum deles precisou ser internado. Dos cinco casos suspeitos, três já tiveram os materiais coletados analisados pelo laboratório e tiveram resultados negativos para vírus Monkeypox.

A Vigilância em Saúde agora aguarda o resultado de dois exames. A Superintendente orienta os moradores que apresentarem sinais ou sintomas da doença a procurarem o hospital da cidade, que irá notificar a vigilância.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra a partir do contato com lesões ou gotículas respiratórias. O paciente infectado pode apresentar infecções e nódulos na pele e a região atingida pode ficar dolorida. Febre, dores de cabeça, musculares e fraqueza também estão entre os sintomas, que podem durar de duas a quatro semanas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress