São Fidélis entre as cidades que registraram aumento no cadastro de alertas da Defesa Civil

Nestes primeiros meses de 2019, foram emitidas 859 mensagens de alerta de chuva forte

Nos quatro primeiros meses de 2019, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) registrou crescimento de aproximadamente 45% no número de cadastros do serviço gratuito de mensagens de alertas por SMS. Com o objetivo de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, entre outras situações, o serviço atingiu 1.169.222 de CEPs cadastrados. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias.

– O aumento do número de cadastros significa que a população está cada vez mais interessada nas informações de prevenção de desastres. Os dados estatísticos dos quatro primeiros meses de 2019 do sistema IDAP – Interface de Divulgação de Alertas Públicos – mostra que tivemos um aumento expressivo nos CEPs inscritos no estado do Rio de Janeiro – afirmou a tenente-coronel Sílvia Santana do Amaral, diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ).

Nestes primeiros meses de 2019, foram emitidas 859 mensagens. As datas que tiveram maior número de envios de SMS foram 04 de janeiro, 03 e 12 de fevereiro. Os dez municípios com maior percentual de cadastros são: Angra dos Reis, Nova Friburgo, Mangaratiba, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Paraty, Cachoeiras de Macacu e Maricá.

No mesmo período, os municípios que registraram o maior aumento no número de cadastros foram: Itaperuna, Italva, Campos dos Goytacazes, Laje do Muriaé, Carapebus, Arraial do Cabo, São Fidélis, São José de Ubá, Porciúncula e São Francisco do Itabapoana.

O Rio de Janeiro é o estado pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações da Defesa Civil. Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.

Adesão dos gestores das Defesas Civis municipais no sistema

Os gestores das defesas civis municipais devem aderir ao sistema IDAP para enviarem os alertas via SMS aos cidadãos cadastrados. Estes envios devem ser realizados sempre que municípios receberem os alertas da Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro.

– Atualmente são 47 municípios que realizam os próprios envios. Aos demais 45 gestores que ainda não aderiram ao sistema, solicitamos que entrem em contato com os seus respectivos coordenadores regionais da Defesa Civil do Estado para se informarem sobre os procedimentos para efetuarem a adesão. O ideal é que todos os 92 municípios façam os seus próprios envios – acrescentou a tenente-coronel.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress