São Fidélis em pleno crescimento

scsbgngymujAssim como a maioria das cidades brasileiras, São Fidélis vê a sua população urbana crescendo. Loteamentos aparecem a todo momento, nos mais diversos bairros. No entanto, em alguns casos existe o crescimento desordenado onde morros ganham cada vez mais ruas e casas, valões têm suas margens e até mesmo parte do seus leitos ocupados.

SFDBFNHGNGHA ausência de planejamento e acompanhamento do crescimento das cidades, permite que pessoas e empresas construam de maneira irregular, provocando uma ocupação errada do solo urbano. Esse fato, além de comprometer o desenvolvimento sistemático das cidades, impossibilita a ampliação ou a correção das vias públicas, por exemplo.

Uma das principais causas desse crescimento da cidade seria o êxodo rural que se dá com a vinda dessa população para a cidade em busca de condições melhores de vida, bem como o acesso à necessidade de infraestrutura e serviços como: hospitais, transportes e educação, além da procura por empregos.

O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais, uma vez que muitas cidades não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições, onde surgem as favelas.xscxdbgfnfhmh

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, São Fidélis possui uma área de 1.031,562 km, e cerca de 37.543 habitantes, mas diversas autoridades do município, afirmam que esse número já passa dos 40 mil habitantes. Ainda segundo o IBGE, 31.716 habitantes são alfabetizados e cerca de 10.471 de nossas crianças, frequentam creches ou escolas. Ainda segundo o IBGE, São Fidélis possui 32,53% de incidência da pobreza.SADESGFDHFTJG

Com o crescimento populacional, vem a necessidade de ampliação dos serviços públicos como saúde, educação e segurança.
Nosso município possui cerca de 22 unidades de saúde espalhadas tanto na zona urbana como na zona rural, e um Hospital, mas a população clama por um atendimento público de qualidade, onde as necessidades dos usuários do sistema sejam atendidas sem que haja transferências, como ocorre corriqueiramente em casos graves que chegam ao hospital.hcbsiufneoifgeg

A falta de emprego no município, também é um ponto a ser debatido. Por falta de vagas na cidade, os jovens buscam oportunidades em outras cidades ou no serviço público, assim criando uma reação em cadeia onde o comércio local não desfruta do crescimento populacional.safrsgdfyf

Para retratar o assunto, nossa equipe percorreu vários pontos do bairro Vila dos Coroados, um dos maiores bairros da cidade e o que mais cresce. No bairro, é visível o crescimento e aquecimento imobiliário. Áreas onde só existia mato, hoje está cheia de casas novas e modernas. Antigas casas e depósitos abandonados, estão sendo demolidos para dar lugar a novas residências.

No bairro também estão instaladas fábricas, distribuidoras uma faculdade  e outras instituições, assim como o almoxarifado da prefeitura de São Fidélis.

Encontramos áreas no bairro que necessitam de intervenção do poder público, pois falta infraestrutura como calçamento, saneamento básico e água encanada. Em algumas dessas novas ruas que surgem pelo bairro, encontramos por exemplo, esgoto à céu aberto.

Encontramos também ruas do bairro Santa Terezinha que estão passando por obras de rebaixamento das ligações de água e esgoto das residências e criação de uma sub base com pó de pedra e brita, além do manilhamento e posteriormente, o calçamento. as obras custarão aproximadamente R$ 600 mil reais e seis ruas serão beneficiadas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress