São Fidélis e municípios do Norte Fluminense recebem segunda dose da vacina CoronaVac

Ao todo, cinco aeronaves estão sendo usadas para levar as vacinas aos municípios da região

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está fazendo nesta quarta-feira (03/02) a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac para os 92 municípios do estado. As 244.560 doses do imunizante são reforço da primeira dose disponibilizada para as secretarias municipais de Saúde no último dia 19 de janeiro, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias. As doses para os municípios de Campos, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João do Barra saíram da Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA) em um helicóptero da Polícia Civil. A aeronave pousou no aeroporto de Campos, onde as vacinas foram entregues aos representantes dos municípios.

Ao todo, cinco aeronaves – uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado – estão sendo usadas para levar as vacinas aos municípios. A aeronave com vacinas para municípios do Noroeste Fluminense irá pousar em Miracema, e para cidades da Região Serrana, irá pousar em Cordeiro. Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também está sendo enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.

Público prioritário
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da SES, enviou um ofício aos 92 municípios, no último dia 25, em que ressalta ser de extrema importância que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de imunização priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações. A SVS recomenda ainda que os municípios organizem suas agendas de imunizações de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, de forma que o frasco multidoses seja utilizado em sua plenitude.

Devem ser vacinadas, neste momento
– Pessoas com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência para idosos, como casas de repouso, asilo ou abrigos.
– Pessoas com deficiência que vivem em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência.
– Indígenas maiores de 18 anos vivendo em terras indígenas.
– Trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid.
– Profissionais de saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados.
– Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas.
– Trabalhadores de instituições de acolhimento institucional em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress