São Fidélis completa 148 anos de elevação à categoria de cidade

Relembre alguns fatos que marcaram a história do município
Fotos: SF Notícias

O município de São Fidélis completa nesta segunda-feira (03/12) 148 anos de elevação à categoria de cidade, que veio através do decreto de lei nº 1533, de 3 de dezembro de 1870. A data é lembrada no brasão fidelense, ao lado do ano de 1840, quando foi elevada a categoria de Freguesia.

Localizada na região Norte Fluminense do Estado do Rio, às margens do Rio Paraíba do Sul, a cidade ficou conhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua tradicional Festa da Lagosta, que deixou saudade em milhares de corações. A festa não é realizada há 30 anos e contribuiu para o desaparecimento do crustáceo. Reveja AQUI.

Outra festa que faz parte da história, mas que ainda é realizada anualmente é a Festa do Padroeiro. Ela acontece em abril, quando é celebrada a emancipação político-administrativa e comemorado o dia de São Fidélis de Sigmaringa. Confira como foi a festa nesse ano AQUI.

Além das festas, o município conta com outros atrativos turísticos como construções históricas,  culturais e ecológicas. Merecem destaque a Igreja Matriz, que completou 209 anos neste ano e está passando por uma reforma, a Serra do Sapateiro, da Bela Joana, a região do Rio do Colégio, a Cachoeira do Oriente, entre outras.

Infelizmente, tragédias também marcam as páginas da história fidelense. A mais conhecida é a enchente de 1966, quando as águas do Rio Paraíba do Sul chegaram a passar por cima da Ponte Metálica. Relembre AQUI. Outra não tão conhecida é a tragédia do Rio do Colégio, cujos únicos relatos estão nos livros “Subsídios para a História dos Campos dos Goitacases”, de Julio Feydit e no “História da Cidade de São Fidélis”, do Padre Frei Jacinto de Palazzolo. Confira AQUI.

São Fidélis é conhecida ainda como “Cidade Poema”, graças ao grande número de poetas. Algumas instituições e moradores ainda tentam manter essa tradição viva e novos talentos surgem ano a ano participando dos festivais de poesia, que esse ano ocorreram durante a Semana da Poesia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress