São Fidélis, Campos, Cordeiro, Friburgo e região têm surto de conjuntivite

A doença é altamente contagiosa e mais frequente no verão
Fotos: Reprodução/ João Barreto

Diversas cidades da região, como São Fidélis, Campos, Cordeiro e São Sebastião do Alto, estão enfrentando um surto de conjuntivite neste mês de março. Nessas cidades, o número de atendimentos por conta da doença se elevou rapidamente.

A Vigilância em Saúde de São Fidélis informou que muitos casos estão sendo registrados na cidade e em municípios vizinhos. O órgão disse ainda que os moradores estão sendo orientados quanto a prevenção da doença.

Em Campos houve um aumento de 60% nos casos em relação ao período de fevereiro/março do ano passado. Cordeiro também registrou aumento nos casos. Macaé é outra cidade em que o surto foi confirmado. Em média, estão sendo realizados 150 atendimentos diários na cidade.

Mais de 330 casos de conjuntivite já foram registrados em Friburgo, somente na UPA. Os números apontam que o município enfrenta uma epidemia da doença.

Cuidados e tratamento 

Como pode ser viral, alérgica ou bacteriana, o tratamento varia. É importante que a pessoa procure atendimento médico e não use medicamento sem prescrição médica. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras.

O cuidado principal é não coçar os olhos. Além disso, a orientação é não compartilhar toalhas de rosto, lençóis ou objetos de maquiagem. O período de transmissão é de até sete dias. Por isso, o paciente deve evitar contato com outras pessoas para não propagar a doença.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress