São Fidélis ainda tenta se recupera da pior seca de sua história

seca rtt
Fotos: Vinnicius Cremonez

Um ano que todos os produtores gostariam de esquecer. 2015 foi o pior ano da produção leiteira e agrícola de São Fidélis. O município enfrentou a pior seca de sua história e, sente até o hoje, os reflexos da estiagem.

A seca afetou cerca de 80% da extensão rural do município, com seca sao fidelis 4grandes perdas em todas as áreas. A estiagem afetou mais de cinco mil produtores que vivem direto ou indiretamente da produção agrícola e leiteria. Segundo dados de um levantamento feito pela Cooperativa de Laticínios de São Fidélis, 300 associados foram afetados.A produção de leite caiu em mais de 80%.

Para se ter uma ideia do prejuízo causado pela estiagem, em julho de 2013 foram produzidos 325.228 litros e no mesmo período do ano passado, foram apenas 248.166 litros de leite produzidos. Em entrevista ao SFnotícias, o secretário de agricultura Gilberto Hentzy, disse que a situação melhorou um pouco, mas que o município ainda tenta se recuperar da pior seca de sua história.

“O município, em matéria de pastagem, graças a Deus está bem. Tem dado uma chuva, que não foi chuva para encher os açudes, para fortalecer as nascentes, ainda temos valões secos. No valão da Esperança não está correndo água, no do Palmital não está correndo água, porque foi pouca chuva. Mas foi chuva para o pasto. A produção de leite está se mantendo, porque a chuva foi suficiente para melhorar nossas pastagens. A gente ainda não teve queda no leite. A gente deve ter queda de agora pra frente, porque vai entrando no período do inverno. Com o capim maduro, diminui a produção de leite”.

seca-sao-fidelis-ASCOM-7-capa-da-materiaSegundo o secretário, atualmente a produção de leite está se mantendo dentro do normal, mas a tendência é que ela diminua, porque o capim começa a amadurecer, e o que faz dar o leite é o sumo do capim.

“Naquela época, a gente tinha um balanço de 3800 animais. Naquele período da estiagem, com uma perca grande de animais, os produtores venderam muitos animais na região, já preocupados com a nova seca que poderia afetar a região. Hoje, se você ver a região, ela já melhorou as pastagens, devido a diminuição do número de animais”.

seca novo 4Gilberto informou ainda que máquinas estão fazendo a limpeza de açudes para amenizar os problemas no período de seca que vai começar, visto que o município ainda não se recuperou período vivido no ano passado.

“Ainda têm alguns pontos, em algumas localidades, que ainda tem bastante açude baixo, que não se consegue produzir por falta de água. Nas regiões ribeirinhas, próximas aos rios,  tem água, mas existem alguns produtores com dificuldades anda. As máquinas estão limpando os açudes, pra tentar segurar um pouco mais de água pros produtores, e também os produtores já aperfeiçoaram o sistema de irrigação. Hoje, o sistema de irrigação tem maior economia de água”, concluiu Gilberto Hentzy.

seca novo 7 jpg

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress