‘Santinhos’ sujam ruas e calçadas nos locais de votação em São Fidélis

A legislação proíbe o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição
Fotos: SF Notícias

As proximidades de diversos locais de votação em São Fidélis, no Norte Fluminense, amanheceram com vários santinhos espalhados neste domingo (15), em que moradores vão às urnas escolher quem irá governar o município pelos próximos quatro anos e os nove vereadores que representarão a população na Câmara. Quem acordou cedo para exercer o direito de voto na “Cidade Poema” se deparou com vários papéis com informações de candidatos a vereador e prefeitos sujando as ruas e calçadas. No Colégio Estadual de São Fidélis, o segundo maior local de votação, com 4.760 eleitores, havia dezenas de ‘santinhos’ na calçada da unidade de ensino e no cruzamento da Rua Dr. Alberto Torres com Coronel João Sanches. Os papéis também foram encontrados nas proximidades de outros locais de votação.

De acordo com a legislação eleitoral, no dia da votação, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. A legislação proíbe o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição. Também é proibido o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comício, carreata e qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente. O derrame de material é considerado propaganda irregular e pode gerar multa para o candidato.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress