Santa Casa de Campos é o único hospital do Brasil autorizado a testar novo medicamento para Covid-19

Até o momento a Santa Casa é a única instituição no Brasil a receber autorização da Anvisa para teste do medicamente. Mais 29 leitos de clínica médica foram abertos na unidade

Imagem: César Ferreira

A Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é até o momento a única instituição no Brasil a receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para teste de um novo medicamento para a Covid-19. Para isto, mais 29 leitos de clínica médica foram abertos, leitos que também serão usados para o estudo clínico. “São mais 29 leitos de clínica médica para atender nossa população. Esses leitos têm uma destinação específica, pois a Santa Casa de Misericórdia de Campos está fazendo parte de um estudo clínico, autorizado pela Anvisa, de um novo medicamento que pode trazer benefício em relação à Covid-19. Os leitos vão ajudar a desafogar a fila de espera, mas aqui tem essa destinação específica que é o desenvolvimento de uma pesquisa”, disse o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A pesquisa na Santa Casa é conduzida pelo médico e diretor da instituição, Kleber Glória, e a médica e presidente do Instituto Galzu, Paula Cabral. A especialista explica que o Hospital foi escolhido pela forma de fazer a pesquisa. “Ao invés de só usarmos o resultado positivo e negativo do PCR realtime, nós também faremos análises a cada 48 horas quantitativas, ou seja, qual o número de corpos de vírus esses indivíduos têm e qual é o marco zero de cada um”, explicou Paula, acrescentando que o medicamento atua diretamente no vírus, impedindo que ele possa replicar. “A gente espera diminuição do tempo de internação e esperamos a mesma segurança. Criamos o laboratório de biologia molecular para fazer a análise com certificação”, completou.

O médico Kleber Glória explica que a Santa Casa se tornou um Centro de Pesquisa pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, justamente para oferecer à população de Campos, não só mais leitos de clínica médica para tratamento da Covid-19, mas também uma possibilidade de tratamento eficaz contra a doença. “Estamos na fase três ainda e tem vários países fazendo a mesma pesquisa e com resultados fantásticos e estamos tentando replicar esses resultados aqui em Campos”, disse.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress