quinta-feira , 22 outubro 2020
Já Nova Friburgo está entre os 10 municípios com maior percentual de população cadastrada

S. Fidélis, Italva, Campos e Itaperuna registraram aumento no cadastro de alertas da Defesa Civil

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) divulgou o novo balanço do serviço gratuito de alertas por SMS. A ferramenta já atingiu 1.221.586 CEPs cadastrados neste ano, registrando um aumento de mais de 51% em relação ao ano passado. Neste mesmo período, foram enviadas 1.362 mensagens de antecipação a situações adversas no território fluminense, como chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos. Até o momento, 51 municípios já aderiram ao sistema que tem como objetivo a prevenção de desastres. A diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), tenente-coronel Silvia Santana, ressalta que embora tenha aumentado a participação direta dos municípios nos últimos meses, é fundamental que todos os 92 façam parte dessa iniciativa.

O monitoramento das condições de risco é realizado pela Sedec-RJ, por meio do Cemaden-RJ. Os alertas são passados para os gestores municipais que, de forma autônoma, repassam os avisos para a população local. No caso das cidades que ainda não aderiram, a transmissão das informações vem sendo feita pelo órgão estadual. Nos últimos meses, as cidades da região que mais ampliaram o número de cadastros foram: Italva (81,46%), Campos dos Goytacazes (81,06%), Itaperuna (80,88%), Laje do Muriaé (75,34%), Macaé (70,34%), São José de Ubá (69,23%) e São Fidélis (68,93%).

Já o município de Nova Friburgo está entre os 10 com maior percentual de população cadastrada. Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.

Mais do SFn