S.Fidélis: Equipe do Programa de Transplantes tenta realizar 1ª captação de órgão do Hospital Armando Vidal

Mesmo não tendo ocorrido a captação, a equipe enaltece a iniciativa da família que mesmo em um momento de dor diante da perda de um ente querido, permitiu a tentativa de captação para que alguém pudesse ser ajudado

imagens: SF Notícias

O Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, recebeu nesta sexta-feira (17/12) uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET). A equipe esteve no município para tentar realizar uma captação de órgão, um fígado, mas ao SF Notícias, o Programa Estadual de Transplantes informou que, por não compatibilidade, a captação não ocorreu.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Essa seria a primeira captação de um órgão a ser realizada na única unidade hospitalar do município, que possui 87 anos de história. Mesmo não tendo ocorrido a captação, a equipe do Programa de Transplante e do Hospital Armando Vidal enaltecem a iniciativa da família, que mesmo em um momento de dor diante da perda de um ente querido, permitiu a tentativa de captação para que alguém pudesse ser ajudado.

continua após a imagem

O Programa Estadual de Transplantes (PET) foi criado com o objetivo de aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado do Rio de Janeiro. Em 11 anos de atuação, o programa foi responsável pela renovação da vida de mais de 6500 pessoas por meio de transplantes de órgãos sólidos e recuperou a saúde de inúmeros pacientes com transplantes de ossos, ligamentos e pele. No primeiro trimestre deste ano, apesar da pandemia, foram realizados 118 transplantes de órgãos, incluindo um procedimento multivisceral (fígado, pâncreas e intestino transplantados simultaneamente).

“O ato da família em permitir a captação nos deixa extremamente feliz, em ver que ainda há, na sociedade, pessoas que possuem um coração solidário. A visita da equipe mostra que hoje o hospital tem condição de estar participando da rede de transplante, algo que antes seria algo difícil de se realizar. Hoje temos uma equipe mais capacitada e uma estrutura melhor”, disse o diretor do Hospital Armando Vidal, Filipe Mocaiber.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress