Roubo de cargas gerou prejuízo de R$ 619 milhões ao Estado do Rio em 2016

Fotos: Vinnicius Cremonez

Os casos de roubos de cargas no estado do Rio, atingiram no ano passado o terceiro recorde consecutivo nos últimos 25 anos. De acordo com dados de um estudo do Sistema FIRJAN, o prejuízo foi de R$ 619 milhões. Nos últimos seis anos, um roubo de cargas foi registrado a cada 1h35min.

O gerente de Estudos de Infraestrutura da Federação destaca que o quadro é nocivo à indústria e traz impactos para toda a sociedade. Em apresentação na reunião do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança da FIRJAN, ele afirmou que além de gerar perdas e elevar custos com fretes, as regiões com grande incidência passam a ser evitadas e a população local enfrenta risco de desabastecimento.

Ainda segundo o estudo, a causa do crescimento dos roubos está relacionada a uma nova estrutura do crime organizado no estado, que identificou nesse tipo de crime uma fonte alternativa de financiamento ao tráfico de drogas. A falta de segurança nos principais pontos onde são registrados os roubos e a redução do efetivo da Polícia Rodoviária Federal no estado, que caiu 36% nos últimos cinco anos, também seriam responsáveis pelo aumento de casos.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular! https://goo.gl/w4WvaY.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress