RJ tem 14 casos de sarampo confirmados

Amostras foram analisadas pela Fiocruz; Campanha nacional de vacinação será realizada em agosto

A Secretaria de Estado de Saúde informou nesta quarta (25/07) que recebeu a confirmação de 14 casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na capital, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. As amostras foram analisadas pela Fiocruz.

No dia 20 deste mês, o Rio tinha sete casos confirmados da doença, que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas.

Como se proteger? 

A doença, transmitida por vírus é altamente contagiosa, provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio de vacinação. As doses já fazem parte do calendário do Ministério da Saúde há muitos anos.

A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios.

Quem deve ser vacinado?

Crianças com 12 meses de idade devem ser vacinadas em duas doses, uma três meses depois da outra. A cobertura vacinal contra o sarampo para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados também devem procurar os postos de saúde. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Quem não se lembra de ter sido vacinado deve procurar um posto de vacinação para avaliar a necessidade de se proteger. Grávidas não devem se vacinar, pessoas com alergia grave comprovada aos componentes da vacina ou com depressão importante do sistema imunológico também não devem se vacinar.

Campanha nacional de vacinação

Será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, 18 de agosto. O público-alvo desta estratégia são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress