RJ registra mais de 30 mil casos de chikungunya este ano

Número representa uma elevação em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 22.100 notificações

O estado do Rio de Janeiro registrou 30.871 casos de chikungunya do início do ano até a última segunda-feira (20/05). Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número representa uma elevação, já que foram registradas 22.100 notificações.

Os dados são da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde. Somente na capital desde janeiro foram registrados 11.392 casos, enquanto em todo o ano passado houve 10.693 registros.

A Secretaria de Estado de Saúde (SMS) informou que desde 2017 alerta sobre a possibilidade do aumento do número de casos de chikungunya no Rio, por causa do perfil epidemiológico da população.

“De todas as arboviroses que ocorrem no estado do Rio, a chikungunya – que teve os primeiros casos registrados na cidade em 2015 – é a de maior probabilidade de ocorrência, uma vez que é causada por um vírus com o qual a maioria da população ainda não teve contato. Isso faz com que grande parte da população esteja sem imunidade e suscetível à chikungunya”, destacou.

Segundo a SMS, o aumento do número de casos este ano ocorre justamente no período mais chuvoso e quente do ano. Vale ressaltar que ações simples e rotineiras da população são suficientes para o controle e apenas dez minutos por semana são suficientes para verificar possíveis focos do mosquito.

Fonte: Agência Brasil

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress