RJ em alerta: estado investiga 46 casos suspeitos da variante Ômicron em 9 municípios

Macaé está entre os municípios com casos suspeitos da nova variante do coronavírus

Imagem: kjpargeter – Freepik

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou neste sábado que 46 casos suspeitos da variante ômicron são investigados pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde em nove municípios. As análises, segundo a pasta, começaram na sexta-feira (24). Segundo as informações divulgadas pela SES em nota, as amostras foram coletadas entre os dias 1º e 20 deste mês, nos municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Volta Redonda.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A Secretaria de Estado de Saúde informou ter sido comunicada na sexta pela Rede Dasa RJ de 46 testes do tipo RT-PCRs para Covid que indicaram a presença da variante ômicron, e ressaltou que não se tratam de casos confirmados da variante, porque a análise usada nos testes serve como “método de triagem”. De acordo com a SES, “as amostras serão sequenciadas pela Dasa e os resultados sairão nas próximas semanas”. Veja abaixo a relação de casos suspeitos por município.

  • Rio de Janeiro (31 casos suspeitos)
  • Angra dos Reis (4 casos suspeitos)
  • Cabo Frio (1 caso suspeito)
  • Macaé (2 casos suspeitos)
  • Nilópolis (1 caso suspeito)
  • Niterói (2 casos suspeitos)
  • São Gonçalo (1 caso suspeito)
  • Saquarema (1 caso suspeito)
  • Volta Redonda (3 casos suspeitos)

Em Macaé
A Prefeitura de Macaé divulgou uma nota informando que a Secretaria municipal de Saúde abriu protocolo de investigação de dois casos suspeitos de infecção por variante Ômicron da Covid-19. A investigação foi iniciada após a Secretaria Estadual de Saúde encaminhar, nesta sexta, notificação de suspeita da variante identificada por exames realizados por laboratório particular.

Segundo a nota da prefeitura, os dados sobre os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 com indicação para a variante Ômicron estão sendo mapeados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde. Nos próximos dias, novo material dos pacientes será coletado pela Saúde e enviado ao LACEN, laboratório do governo do Estado que, realiza estudos sobre variantes da Covid-19 junto aos pesquisadores da Fiocruz.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress