RJ deve ser o primeiro estado a adotar placas com padrão do Mercosul

As novas placas devem ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano
Fotos: Divulgação/ SF Notícias

O Rio de Janeiro deve ser o primeiro estado do Brasil a adotar a placa de automóveis unificada para os países do Mercosul. O acordo foi acertado entre o presidente do Detran, Leonardo Jacob, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves.

As novas placas serão formadas por uma combinação alfanumérica com quatro letras e três números pretos sobre um fundo branco. No alto, haverá uma faixa azul com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país. Também serão incluídos os símbolos do estado e da cidade onde o veículo estiver registrado, bem como um código de barras bidimensional (QR code) e um microchip que substituirão os lacres usados no Brasil.

Nesta sexta-feira (11), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União as regras de credenciamento para as empresas que irão confeccioná-las. As novas placas devem ser implementadas até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou se houver a necessidade de substituição das placas.

— Queremos liderar esse processo porque somos o único estado a realizar a vistoria obrigatória, o que facilita o processo, porque os proprietários já trazem seus veículos todo ano para a nossa inspeção. Isso torna tudo mais ágil e rápido. Então, vamos aguardar o Denatran credenciar as empresas responsáveis pela produção das placas em todo o país para que possamos abrir licitação para contratação da nossa fornecedora — afirmou o presidente do Detran.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress