Rios Muriaé e Itabapoana transbordam em Laje do Muriaé e em Bom Jesus

Santo Antônio de Pádua está em alerta devido à subida do nível do Rio Pomba. Subida do Rio Muriaé também deixa Itaperuna, Cardoso Moreira e Italva em alerta

Cidades do Noroeste Fluminense estão em alerta devido à subida do nível dos rios que cortam a região. As fortes chuvas que atingiram cidades da Zona da Mata de Minas Gerais nas últimas 48 horas provocaram a elevação do nível dos rios que cortam as cidades fluminenses.

Em Laje do Muriaé, por exemplo, o nível do Rio Muriaé já ultrapassou a cota de transbordo (foto abaixo). Segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a cota de transbordo na cidade é de 5.15 m. Às 22h00 o nível do rio atingiu a cota de 5.22 m. Parte de uma das principais ruas do município já apresenta ponto de inundação.

continua após a imagem

Cheia do Rio Itabapoana
Outro rio que transbordou no Noroeste Fluminense nesta segunda foi o Rio Itabapoana (foto abaixo). Segundo a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, quatro casas da Rua Pedro José de Almeida, no bairro Pimentel Marques, já foram invadidas pelas águas. Ainda de acordo com a prefeitura, por volta das 6h da manhã de hoje o nível do rio ultrapassou a cota de transbordo (2,10 m). De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias, às 22h15 da noite o nível do Rio estava em 2.19 m. Ainda segundo a Prefeitura de Bom Jesus, além da cheia do rio, uma forte chuva provocou uma enxurrada no distrito de Carabuçu na madrugada desta segunda-feira (04). Três casas foram atingidas. A Defesa Civil municipal atuou no local. Não há desabrigados e desalojados no município.

continua após a imagem

Outro município que está em alerta é Itaperuna. O nível do Rio Muriaé também continua subindo e se aproximando da cota de inundação mais ampla, quando outras ruas são atingidas. No momento parte da rua que margeia o rio, pelo lado do Centro, já está inundada. Os municípios de Cardoso Moreira e Italva também estão em alerta devido à subida do nível do Rio Muriaé.

Rio Pomba em Pádua
A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua publicou um aviso pedindo as famílias ribeirinhas, principalmente dos bairros mais baixos da cidade, que fiquem em alerta para subida no nível do Rio Pomba. Segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Inea, às 22h da noite desta segunda-feira (04/01) o nível do rio estava em 4.33 m, sendo que a cota de transbordo na cidade é de 5 metros.

continua após a imagem

Segundo o aviso da prefeitura, às 18h45 da noite a vazão da represa de Barra do Braúna era de 524,30 M³/S. Já às 20h a vazão estava em 537,00m³/s. A prefeitura informou que existe uma previsão que o nível do rio suba durante a madrugada desta terça (05). “A Secretaria Municipal de Defesa Civil está monitorando para atualizar as informações para a população paduana”, diz o aviso.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress