Rio Paraíba do Sul transborda em Itaocara: bairros e distritos estão alagados

cheia do paraiba em itaocara 2016 8
Foto do distrito de Batatal em Itaocara / enviada por leitor

O Rio Paraíba do Sul já transbordou em Itaocara, primeira cidade a ser afetada pela cheia em nossa região. Lá, a água do rio começou a invadir alguns pontos do município ainda na noite de ontem.

cheia do paraiba em itaocara 2016 3
Corpo de Bombeiros de Itaocara / Foto: Folha Itaocarense

Por volta das 22h2o de ontem o rio atingiu a marca de  4,75m, sendo que a cota para transbordo em Itaocara, é de 5,10m. Já por volta das 9h16 da ma nhã deste domingo, o Paraíba estava marcando 5.90.

Secretário de Defesa Civil de Itaocara, Willian Reis, o bairro Caxias e parte do Centro estão alagados. Até o Destacamento do Corpo de Bombeiros foi tomado pela água, e as viaturas tiveram que ser retiradas. O bairro mais afetado é Jardim da Aldeia. O cheia paraiba aparibesecretário informou que ainda não conseguiu chegar no distrito de Portela, onde o rio também transbordou.

Willian informou ainda que a vazão da represa de Ilha dos Pombos, que fica no Rio paraíba entre Carmo e Além Paraíba,  foi reduzida de 3.200m³/s para 2.856m³/s, mas ainda é considera alta. A represa pertence à Light.

Outro distrito invadido pela água é Batatal, onde será construído uma represa no Rio Paraíba do Sul. A Defesa Civil de Itaocara informou ainda que não há desalojados. Alguns moradores foram para casas de parentes ou amigos. Outros permanecem em suas residência levantado os pertences.

A localidade de Porto das Barcas em Aperibé, também foi invadia pela água, como mostra a última imagem ao lado. Pelo menos 70 famílias deixaram suas casas no Porto das Barcas.

As fotos abaixo foram cedidas pelo Folha Itaocarense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress