Rio Paraíba do Sul transborda em cidades do sul do estado

cheia do paraiba em paraiba do sul 2
Fotos enviadas pelo WhatsApp

A constante chuva que cai na bacia do Rio Paraíba do Sul está provocando o trasbordamento do seu leito em cidades do sul do estado do Rio de Janeiro.

O Paraíba transbordou em Volta Redonda na quinta. Na manhã deste sábado ele transbordou cheia do paraiba em paraiba do sul 4em Barra Mansa, onde segundo a Defesa Civil, em 48 horas choveu aproximadamente 130 mm, o que é considerado acima do normal e não era esperado. O nível do rio está passando dos 4 metros.

Outra cidade onde o rio transbordou é Paraíba do Sul. Lá, a água está chegando no teto de residências próximas ao leito do rio, como mostra as imagens enviadas por nossos leitores. A água também invadiu o parque de exposições do município que entrou em estado de calamidade pública. O Rio Paraíba do Sul chegou a 4,15 metros, e seu nível normal no município, é de 1,10 metros em média. De acordo com a Defesa Civil, um bebê de aproximadamente 1 ano e o pai dele ficaram feridos após serem soterrados em um deslizamento.

Municípios da Região Serrana, por onde o Rio Paraíba passa, estão se preparando para receber essa água, como Carmo por exemplo.

Mensagens sobre possível abertura de comportas da represa de Ilha dos Pombos, que fica em Porto Velho do Cunha, entre Carmo e Além Paraíba, estão sendo compartilhadas por aplicativos de mensagens, mas a Ligth, responsável pela barragem, não confirmou a informação. Em contato com a nossa redação, a assessoria de imprensa da empresa informou que alertou apenas a Prefeitura de Barra do Piraí para que a mesma tome as devidas medidas, já que a represa de Santa Cecília, que fica no município, não possui capacidade de armazenamento de água e está operando gradativamente de acordo com a subida do Rio Paraíba do Sul.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil de São Fidélis, Cláudio Luiz, a situação está dentro da normalidade no município, e que toda essa água que está causando transtornos na Região Sul e parte da Serrana do estado, não deve provocar problemas em São Fidélis. Na medição feita ontem pelo Corpo de Bombeiros, o rio estava em 1.40, e hoje, ele está marcando 1.60 em S.Fidélis, bem abaixou no nível de transbordamento.

cheia do paraiba em paraiba do sul 7

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress