Rio Paraíba do Sul sobe 1,29 m em São Fidélis em 24 horas e nível ultrapassa 3 metros

Fortes chuvas têm sido registradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nos últimos dias, contribuindo para a elevação do rio na região. Previsão é de mais chuva

Com a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a região Sudeste do Brasil, grandes volumes de chuva vêm sendo registrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, contribuindo para a elevação do nível do Rio Paraíba do Sul. Em São Fidélis, Norte Fluminense, segundo a medição realizada pelo Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros, o rio estava na cota de 1,33 m na segunda-feira (07). Na terça o nível subiu um pouco, chegando a 1,91 m. Já nesta quarta a água abaixou, e a cota era de 1,77 m às 6h da manhã. Mas, entre ontem e hoje o nível subiu 1,29 m, chegando à marca de 3,06 às 6h desta quinta (10/12).

continua após a imagem

O nível ainda está longe da marca de transbordo, que na Ipuca é de cerca de 4,80 m – quando a água começaria a voltar pelos bueiros de ruas próximas ao Colégio Estadual Elvídio Costa – e 5,20 m no Centro. Segundo a Climatempo, a chuva vai continuar frequente e há risco de chuva forte e volumosa nos três estados onde estão os principais afluentes do Rio Paraíba. “Por causa do volume de chuva excessivo que vem sendo acumulado desde o início dessa semana, o risco de transbordamento de córregos e rios, alagamentos em centros urbanos e também deslizamentos de terra podem começar a ocorrer nos próximos dias” – prevê o portal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress