Rio confirma casos de ‘flurona’, a infecção por Covid e Influenza ao mesmo tempo

Um dos casos é de um adolescente de 16 anos. Redes de laboratórios particulares dizem que há subnotificação e que o número é muito maior

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou que duas pessoas já testaram positivo para Covid e Influenza ao mesmo tempo, é a chamada dupla infecção. Nos últimos dias, diversas cidades do estado vêm registrando um surto de casos de gripe Influenza, devido a circulação do vírus H3N2.

Um dos casos de dupla infecção confirmados no Rio é de um adolescente de 16 anos. Ele testou positivo para as duas doenças. A família do jovem informou ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes. O paciente começou a ter sintomas de gripe na semana passada. Os pais decidiram levá-lo a um laboratório particular, onde ele foi submetido a testes rápidos de Covid e Influenza – ambos os resultados foram positivos. Desconfiados do resultado, os pais decidiram levar o adolescente a outro laboratório para um exame PCR. Mais uma vez, os resultados foram positivos.

O contágio simultâneo é conhecido como ‘flurona’, uma designação definida a partir dos termos flu (gripe, em inglês) e rona (de coronavírus). Casos de ‘flurona’ estão sendo registrados em vários países e no Brasil. Ao menos três estados brasileiros – Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo – têm relatos de testes positivos tanto para a Covid como para a gripe.

A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

*com informações Agência Brasil e G1

plugins premium WordPress