Reunião discute plano contra impactos de chuvas e catástrofes para o verão

O objetivo é estabelecer um protocolo prévio de atuação para atender a população do RJ. O documento será enviado a cada prefeitura do estado
Imagens ilustrativas

Foi realizado nesta quarta-feira (04/11), no Palácio Guanabara, um encontro entre o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e secretários de diversas pastas para discutir a elaboração de uma Política Estadual contra Chuvas e Catástrofes para o verão. Segundo o Governo do Rio, a iniciativa vai definir estratégias de atendimento a municípios atingidos por esses fenômenos e em situações emergenciais, com a atuação integrada das secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ambiente, Infraestrutura e Obras e Agricultura. O objetivo é estabelecer um protocolo prévio de atuação para atender a população. O documento será enviado a cada prefeitura do estado. “Não temos o poder de evitar chuvas, mas estaremos preparados. Determinei que cada secretaria elabore medidas ouvindo as demandas das cidades e planejem as necessidades de maneira antecipada. Isso fará a diferença na vida do cidadão em um momento crítico e evitará gastos de maneira emergencial” – destacou o governador. (continua após a publicidade)

Durante a reunião, ficou definida a competência de cada secretaria para que insumos e maquinários que atendam de forma imediata já estejam preparados para a utilização em casos de emergência. “Em situações como essas, responder de forma planejada pode salvar vidas. Quero que o cidadão saiba de forma antecipada qual abrigo buscar, que os helicópteros estejam aptos a voar e que colchonetes e insumos como água estejam separados para uso” – reforçou o governador. Os secretários Leandro Monteiro (Defesa Civil), Thiago Pampolha (Ambiente), Cristiane Lamarão (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroz (Agricultura) participaram da reunião.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress