Região em alerta: aumento na vazão de Ilha dos Pombos vai provocar elevação no nível do Rio Paraíba do Sul

Segundo o informativo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, o aumento da vazão pode até provocar o transbordamento do rio em alguns locais

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, o Cemaden, emitiu uma nota informativa alertando as secretarias de Defesa Civil dos municípios banhados pelo Rio Paraíba do Sul para o aumento da vazão na usina Ilha das Pombos, que fica no município de Carmo, próximo à divisa com Minas Gerais. Segundo a nota, devido ao alto índice pluviométrico na região mineira de Além Paraíba, município que faz divisa com o estado do Rio, a usina terá que aumentar a vazão para 1.500 m³/s. Isso irá provocar um aumento no nível do Rio Paraíba do Sul e eventual transbordo do mesmo ao longo de todo o seu trecho de drenagem no estado do Rio.

continua após a imagem

foto: arquivo SF Notícias

Ao SF Notícias, o superintende de Defesa Civil de São Fidélis, Marcos Barreto, informou que recebeu o aviso do Cemaden e que a Defesa Civil do município já está em alerta e monitorando o nível do Rio Paraíba do Sul. Neste momento o nível do Paraíba em São Fidélis é de 2.61 metros (medição de 14h deste domingo), um pouco abaixo para o nível normal nesta época do ano, que é de 2.70. Na cidade, o rio transborda quando atinge a cota de 5.40 em locais mais baixos. Em caso de emergência os moradores devem ligar para a Defesa Civil através do número (22) 9.9898-5239.

VEJA MAIS

VEJA MAIS