Recuperação da linha férrea está sendo finalizada para início de operação do Projeto Turístico Trem Rio-Minas

A ONG Amigos do Trem tem à disposição 6 locomotivas e 15 carros de passageiros (incluindo carro cozinha) com capacidade para levar 873 turistas por viagem.

Muitos já fazem planos para reviver o passado à espera da ativação do projeto turístico do trem que irá percorrer municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o chamado Trem Rio-Minas. A reforma e recuperação da linha férrea no trecho entre Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ está em fase de finalização.

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Assim que concluída, o trecho passará por testes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. Posteriormente o trecho será liberado para o início do projeto, e a partir daí, será divulgada a tão aguardada data para que o trem volte a percorrer os trilhos.

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Pelo traçado original, o Trem Rio-Minas irá percorrer Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ, Além Paraíba/MG, Volta Grande/MG, Recreio/MG, Leopoldina/MG e Cataguases/MG, mas assim que começar a operar, o trem passará por Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

A ONG Amigos do Trem, responsável pelo projeto, e que desde 2015 vem articulando e lutando pela viabilização do trem turístico, informou que está realizando os ajustes necessários no material rodante para iniciar o projeto. A ONG tem à disposição 6 locomotivas e 15 carros de passageiros (incluindo carro cozinha) com capacidade para levar 873 turistas por viagem.

O Trem Turístico Rio-Minas é considerado o maior projeto de turismo ferroviário do Estado do Rio de Janeiro, e o único projeto aprovado no Brasil em boas de ser inaugurado. Mesmo sendo um projeto em que vai alavancar o turismo por onde passar, o Trem Rio-Minas não vem recebendo apoio com recursos municipais, federais, estaduais e emendas parlamentares. A ONG se mantém com recurso próprios, doações e trabalho voluntário, e precisa de apoio para seguir desenvolvendo o projeto e tirar o sonho de muitos em voltar a andar de trem do papel.

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