Quem é Ayrton Senna e por que ele é idolatrado no Brasil

Ayrton Senna é o piloto de corridas mais popular do Brasil. Sua carreira profissional durou apenas 10 anos. Mas nesse tempo ele conquistou 65 pole positions, tornou-se um tricampeão da Fórmula 1 e ganhou o amor e a fama nacional

Ayrton Senna é o piloto de corridas mais popular do Brasil. Sua carreira profissional durou apenas 10 anos. Mas nesse tempo ele conquistou 65 pole positions, tornou-se um tricampeão da Fórmula 1 e ganhou o amor e a fama nacional.

Por que os brasileiros amam Senna?

Em sua terra natal, Senna é cultuado. E há uma razão para isso. Os brasileiros sempre tiveram a admiração dos atletas que tão apaixonadamente celebram seu país em qualquer esporte. Em https://melhoresdeapostas.com.br/ você pode não só aprender sobre as modalidades esportivas populares brasileiras, mas também descobrir como apostar em eventos populares.

Senna deu continuidade à boa tradição dos atletas de automóveis brasileiros estabelecidos, que começou nos dias de Emerson Fittipaldi. Mas ele não estava destinado a terminar sua carreira aposentando-se em idade madura. Em 1º de maio de 1994, durante uma corrida de Fórmula 1, ocorreu uma tragédia que acabou com a vida de Ayrton Senna.

Pelo que ele era famoso, além de suas retumbantes vitórias:

  • elevou o Brasil a um esporte popular;
  • ativamente engajado no apoio comunitário – a fundação que ele fundou, que recebeu mais de 400 milhões de dólares após a morte do corredor, apoiou jovens brasileiros que ficaram sem dinheiro;
  • defendeu a proteção dos atletas durante as corridas, embora mais tarde tenha morrido tragicamente durante a corrida.

Apesar de seu estrondoso sucesso no esporte, a vida pessoal de Senna não foi tão brilhante. Ele foi casado apenas uma vez, com um amigo íntimo. Mas logo o casamento desmoronou. A esposa de Ayrton tem dito muitas vezes que o único amor de seu marido era apenas a corrida, e Senna simplesmente não podia combiná-lo com o casamento.

França e Brasil: como Senna fez de seu país a rainha das corridas

O interesse na carreira de Ayrton Senna se intensificou depois que o motorista se tornou parte da equipe McLaren em 1988. Seu companheiro de equipe na época era Alain Prost, o francês que havia conquistado muitos títulos.

Uma rivalidade entre o “astro” Alain Prost e Senna começou quase imediatamente. Até então Prost já estava na primeira divisão da Fórmula 1, enquanto Ayrton, que ainda não tinha conseguido pilotar um carro de qualidade, estava ganhando corridas, mas o nível de muitos deles era diferente em status e importância.

O resultado da competição na primeira temporada de Ayrton na McLaren foi muito marcante. Das 16 vitórias, que pertenceram à equipe, 15 foram para a cota do bicampeão mundial Prost e promissor recém-chegado Senna. O fato de os pilotos serem de países diferentes tornou sua rivalidade entre si ainda mais emocionante. Os brasileiros têm observado apaixonadamente seu novo campeão.

Senna e sua inabalável condução

Os brasileiros adoram a boa concorrência. E é por isso que o passeio que Ayrton Senna mostrou, para os fãs de Fórmula 1 se tornou quase um padrão. Os fãs notaram que na pista os brasileiros não tinham medo de nada. Às vezes suas ações eram muito arriscadas, mesmo com o fato de que a Fórmula 1, como todos os esportes de corrida, em si, é um passatempo muito perigoso.

Inabalável e desafiador, Ayrton Senna não tolerou quando alguns de seus rivais tentaram “superá-lo”, ultrapassando-o por dentro pouco antes do final. Especialmente se aquele corredor era seu “inimigo” de longa data entre os outros famosos competidores da Fórmula 1.

Nem uma vez foram os casos em que Prost e Senna se comportaram na pista como se fossem rudes um para o outro. Sim, e na competição com outros competidores Ayrton também se comportou muitas vezes no limite, fazendo de tudo para vencer e se tornar o melhor.

Um exemplo é uma corrida no Grande Prêmio da Alemanha na temporada de 1989, quando Senna e Prost ainda estavam descobrindo quem era o melhor piloto de Fórmula 1 do período atual. Durante a corrida, Alain estava ligeiramente à frente de Ayrton e não ia lhe dar a liderança. Senna conseguiu ultrapassá-lo em um trecho complicado. Mas como resultado desta ultrapassagem, os carros bateram uns nos outros, levando a uma grande colisão.

Os escândalos e vitórias de Ayrton Senna

Apesar do acidente, Ayrton conseguiu vencer a corrida. Mas esta ultrapassagem foi recebida de forma bastante dura pelos críticos. Tendo estudado as condições do competidor, a comissão da competição concluiu que as ações de Senna eram arriscadas. E assim ele foi despojado de sua vitória, atribuindo a Prost o primeiro lugar no evento.

Os brasileiros não ficaram satisfeitos com esta decisão e, na mídia local, apareceram repetidamente relatos de que o francês ganhou novamente dado “por razões ideológicas”. O próprio Ayrton também sentiu que havia “usado a única opção possível para vencer”.

Os comentários do brasileiro de que ele havia sido roubado pela diretoria de seu principal rival, causaram um escândalo. O renomado atleta foi impedido de competir na Fórmula 1 e forçado a pagar uma multa de 100.000 dólares.

Ayrton Senna não poderia viver sem corridas. Logo o brasileiro pediu desculpas por sua impertinência, pagou a multa e foi autorizado a correr. Entretanto, no Brasil, muitos ainda acreditam que as ações da FIA tentaram influenciar o famoso corredor, eliminando-o dos favoritos. O próprio Senna concordava plenamente com a opinião de seus fãs, o que ele mesmo tem dito em entrevistas, mas sem nenhuma declaração em voz alta sobre seu oponente e a FIA.

Isto não é o fim dos escândalos em torno de Senna. O brasileiro guardava rancor contra Prost e toda a federação. E um ano depois, quando Alain se mudou para outra equipe (Ferrari), eles se encontraram novamente na pista para medir seus pontos fortes.

A batalha pelo título foi decidida na corrida de Suzuka. Senna estava à frente de Prost em pontos, e a tarefa do brasileiro era não permitir a vitória de seu oponente de longa data. Ayrton decidiu agir de forma concreta. Na primeira curva, os carros dos líderes colidiram. Ambos não puderam continuar participando da competição, porém, com os pontos, Senna conseguiu assumir o resultado do primeiro lugar.

Escandaloso neste evento é o fato de Ayrton, falando sobre os eventos da etapa da corrida, admitir abertamente que ainda guarda rancor contra seu rival. Mas a maioria dos brasileiros ficou ferida quando a FIA disse que ele havia violado deliberadamente o protocolo do evento.

Perguntado pelo jornalista se eles saíram da corrida por acidente, Ayrton não mentiu. O piloto de automóveis explicou que a colisão com Alain na última corrida foi vantajosa para ele, mas ele não se considera que tenha instigado a ação.

Os resultados da telemetria posterior provaram que Ayrton não tentou frear. No Brasil, tais ações foram consideradas pelos torcedores como “um símbolo de destemor e bravura”.

Senna: como visto pelos especialistas em F1

Ayrton Senna é lembrado por mais do que apenas suas vitórias. O brasileiro flamboyant é amado pelos fãs no Brasil e ao redor do mundo por seu estilo distinto.

O estilo de condução de Senna nunca antes foi adotado a um nível tão elevado. Nas esquinas, onde outros pilotos, Ayrton literalmente “puxou” a embreagem, forçando o carro a acelerar e depois diminuir a velocidade. No vídeo, especialmente em câmera lenta, podia-se ouvir o som da aceleração ou desaceleração, e apenas nas curvas íngremes e difíceis. Onde era possível acelerar, Ayrton Senna pressionou com segurança o gás, acelerando o carro de corrida até sua velocidade máxima.

No início, este estilo de dirigir Senna era percebido de forma ambígua. Alguns críticos esportivos acreditavam que quando “tremia” pressionando o gás e o freio Ayrton queimava borracha, o que levou à necessidade de paradas mais freqüentes nas paradas nas boxes. Mas para mudar as rodas Senna não tinha mais freqüência do que os outros corredores. Portanto, esta crítica foi imediatamente derrotada após a análise das corridas com os brasileiros.

O que está sendo dito sobre a maneira de Senna agora:

  • ayrton não tinha medo de colisões nas pistas;
  • o carro de Senna diminuiu um pouco a velocidade nas curvas, mas continuou com seu estilo de pilotagem atrasado;
  • o motorista não tinha igual no mau tempo.

A última declaração do especialista comprova seu apelido. Durante sua vida, o piloto foi apelidado de “Rain Man”.

“Rain Man”: a eterna memória do campeão

Os fãs de Ayrton Senna o chamavam carinhosamente de Rain Man. Este apelido que o piloto ganhou com suas muitas vitórias em tempo chuvoso.

Dada a natureza do esporte das corridas, os corredores tentam proceder com mais cautela quando chove. A pista fica molhada, o carro é mais difícil de controlar e, portanto, muitos pilotos de F1 tentam desacelerar o máximo possível para se protegerem e protegerem os rivais de possíveis incidentes.

Mas Ayrton Senna não foi um dos que advertiu com o tempo. Quanto pior o tempo, mais brilhante mostrava seu talento para dirigir em uma pista molhada. Enquanto os rivais do carro só reduziam a velocidade em curvas apertadas, Senna miraculosamente conseguiu manter o ideal para a vitória.

Pelo fato de o piloto de corrida não ter medo de pisar na gasolina durante a chuva, ele recebeu seu apelido único. A primeira vitória de Senna em chuvas fortes aconteceu em 1985. A ação aconteceu no Estoril. Então Alain Prost não conseguiu lidar com os controles, mas Senna ultrapassou facilmente os seus rivais.

No mesmo ano, na Bélgica, Ayrton realizou novamente uma brilhante corrida e novamente venceu. Mais uma vez choveu muito, mas apesar disso, o piloto brasileiro continuou a ultrapassar seus adversários como se a pista estivesse perfeitamente seca.

Embora Senna não tivesse medo nem mesmo de pistas molhadas, foi enquanto corria que sua morte chegou. O carro de Senna bateu em uma parede de concreto na volta 7 da corrida de Fórmula 1 de 1994, que aconteceu em 1º de maio. De acordo com relatórios médicos, ele morreu quase que instantaneamente.

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