Quatro helicópteros vão levar vacinas para cidades da nossa região na próxima segunda

Além das vacinas que serão usadas como segunda dose naqueles que já receberam a primeira, o estado vai distribuir entre as cidades outras 20 mil doses, sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) começou a distribuir nesta sexta-feira (19/02) uma nova remessa de 173.500 segundas doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios do estado. Também serão entregues outras 20 mil doses, sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda, que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição. Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá serão os primeiros a retirar na CGA os lotes do imunizante, nesta sexta-feira (19/02), com escolta da Polícia Militar.

Para os outros 88 municípios, a entrega será realizada, a partir das 7h da próxima segunda-feira (22/02) por quatro aeronaves. A ação contará com helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado e apoio da Polícia Civil. “Vamos realizar a entrega da segunda dose das vacinas CoronaVac que foram disponibilizadas aos municípios em 03/02 e 11/02. Conforme programamos desde o início, distribuímos a primeira dose e armazenamos a segunda. Desta forma, estamos garantindo que os municípios cumpram o esquema vacinal”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Público prioritário
A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

    •  profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação
    •  pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos
    •  pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas
    •  trabalhadores dessas instituições
    •  povos indígenas vivendo em terras indígenas
    •  idosos com mais de 90 anos

Balanço vacinação
Até as 9h desta quarta-feira (17.02), 92 municípios registraram 418.419 pessoas imunizadas com a primeira dose e 49.407 com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress