
Um sonho que virou realidade, mas custou a sair do papel. Quase seis anos após a sua demolição, a Escola Municipal Albertino Nascimento finalmente foi entregue a população de Colônia, 4º distrito de São Fidélis.
A escola possui um amplo espaço, berçário e até um auditório. A prefeitura não informou o valor final da obra, mas em seu perfil na rede social, o ex-prefeito do município, Luiz Fenemê, que iniciou a obra, disse que deixou depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal o valor de R$ 4.009.351,15 para término da obra e compra de móveis.
Ainda de acordo com o ex-prefeito, a demora no início da construção se deu principalmente por conta de uma demanda judicial de um morador de Colônia que recebeu indenização para desocupar a casa que sua família ocupava no terreno onde foi reconstruída a escola.
Após a demolição da escola, os alunos foram removidos para um outro imóvel, onde na parte de baixo, funcionava um estabelecimento comercial, e na parte de cima, uma residência. Os pais dos alunos alegaram que o local não era apropriado, pois o espaço era apertado e tapumes serviam como paredes para dividir as salas de aula, e quando chovia, o espaço ficava alagado.
Depois de muitas reclamações e de matérias publicadas em veículos de comunicação da região, em 2014 os estudantes foram transferidos para outros dois imóveis, dessa vez, quase ao lado de onde funcionava a antiga escola. A situação melhorou, mas ainda não era um ambiente escolar ideal.
Em 2013, a prefeitura de São Fidélis informou ao SF Notícias que a obra seria retomada e ficaria pronta em setembro daquele mesmo ano, mas só foi inaugurada ontem, dia 23 de fevereiro de 2017.
Veja abaixo as fotos da nova escola.