Prumo vende 20% do terminal de petróleo do Porto do Açu

PORTO DO AÇU 47
Fotos: Vinnicius Cremonez

A Prumo Logística, empresa controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, assinou contrato com a Oiltanking para a venda de 20% de sua subsidiária que será responsável pelo desenvolvimento do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu por US$ 200 milhões. A PORTO DO AÇU 39Oiltanking também irá gerenciar as operações de transbordo que serão realizadas no terminal. O TOIL tem capacidade para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) e está preparado para receber os maiores navios utilizados para transporte de petróleo (VLCCs).

O TOIL está instalado no Terminal 1 (T1) e irá usar a infraestrutura já existente e utilizada pelo terminal de minério de ferro – já em operação. A operação do TOIL está prevista para agosto de 2016 com o transbordo de 200 mil barris de petróleo por dia produzidos pela BG nos campos do pré-sal. O contrato, que foi assinado com a petroleira no início de junho por 20 anos, prevê ainda a possibilidade de expansão para 320 mil barris por dia.

“A Prumo conta agora com um parceiro de classe mundial para atender as principais empresas do mundo e ajudá-los a encontrar soluções para os desafios técnicos da produção de petróleo em águas profundas. Acreditamos no nosso investimento na Prumo, e a venda da participação minoritária na subsidiária possibilitará uma melhor avaliação da companhia em relação ao seu atual valor de mercado. O TOIL é apenas uma das oportunidades de negócio que o Porto do Açu pode oferecer para o pré-sal”, disse Robert Blair Thomas, CEO do EIG Global Energy Partners.

“A Oiltanking se orgulha em ter a Prumo como parceira no desenvolvimento deste grande terminal para petróleo no Porto do Açu, que irá oferecer as empresas uma operação de transbordo no estado da arte e, no futuro, armazenamento de petróleo, blending e unidade de tratamento. Acreditamos fortemente que o terminal terá um grande impacto positivo na logística e economia do setor de petróleo no Brasil”, disse Daan Vos, diretor geral da Oiltanking.

PORTO DO AÇU 23O Porto do Açu é o maior empreendimento portuário privado das Américas. Com 17 km de cais, 90 km² de retroárea e profundidade de até 24 metros, o porto tem capacidade para receber grandes navios. A localização estratégica do Porto do Açu, próximo às Bacias de Campos e Santos – responsáveis por 80% da produção brasileira de petróleo, faz do empreendimento o melhor local para a instalação de indústrias do setor de óleo e gás.

O TOIL irá dividir a infraestrutura com o terminal de minério de ferro do Porto do Açu, que começou a operar em 2014 – cerca de 8 anos após o início de seu desenvolvimento. Este investimento já existente, aliado ao licenciamento atual do terminal, proporcionam ao TOIL a vantagem de ser um empreendimento com desenvolvimento avançado.

PORTO DO AÇU 27

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress